Relight: IA faz edição profissional de luz de forma gratuita

2 min de leitura
Imagem de: Relight: IA faz edição profissional de luz de forma gratuita
Imagem: Clipdrop

O aplicativo Image Relight utiliza inteligência artificial (IA) para iluminar fotografias em tempo real, simulando as luzes de um estúdio profissional. Lançado pela ClipDrop no início de setembro, o site permite fazer diversas melhorias na imagem de forma gratuita e diretamente pelo navegador.

Além de adicionar novas fontes de luz, o app possibilita mudar a cor, intensidade e posição da iluminação, tornar a imagem mais clara ou escura, remover o fundo, entre outras funções. Para fazer tudo isso, a solução usa mapas de profundidade e superfície para identificar quais pixels da imagem devem ser iluminados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a empresa, o algoritmo foi treinado com um conjunto de dados com milhares de modelos humanos com variedade de roupas, poses, tipos de corpo, expressões faciais, pelos faciais e corporais para fornecer uma geração de dados personalizada sem perder a qualidade da fotografia.

Como usar o Relight?

O processo de reiluminação das fotografias é bem simples. Basta acessar o site do ClipDrop e fazer o upload do arquivo. Depois, é só mover as fontes de luz de acordo com o sua vontade e baixar o arquivo final. Confira as principais funções do aplicativo:

Luz ambiente

A luz ambiente ilumina cada pixel igualmente e pode tornar a imagem mais escura ou clara, além de mudar a cor. A função está disponível no botão "Ambient" e a intensidade da iluminação pode ser ajustada movendo o controle deslizante para a direita ou para a esquerda e clicando no seletor de cores.

Lâmpada de Iluminação

As lâmpadas de iluminação fornecem uma intensidade de acordo com a proximidade do objeto da fonte de luz. Para adicionar uma nova lâmpada, basta clicar no botão “+ New Light”. É possível, fazer uma mistura de duas ou mais fontes de luz para conseguir efeitos mais interessantes.

Cada fonte de luz tem quatro parâmetros principais: cor, intensidade, distância e raio, que podem ser alterados facilmente.

Removendo o Fundo

O ClipDrop Background Remover, embutido dentro do Image Relight, permite remover o fundo de forma automática. Também é possível escolher se o fundo deve receber ou não uma fonte de luz, o que pode ser útil para corrigir fotografias com grandes diferenças de iluminação entre as pessoas e o ambiente.

Melhoria de resolução

A empresa lançou em junho uma solução que permite melhorar a qualidade das imagens utilizando IA. O Image Upscaler ainda não está integrado com o Image Relight, mas pode ser experimentado gratuitamente por três dias. Após, é necessário pagar para assinar o ClipDrop Pro e ter acesso a todas os aplicativos oferecidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.