WhatsApp pago e Telegram Premium: quais as diferenças?

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp pago e Telegram Premium: quais as diferenças?
Imagem: Pexels

Os principais aplicativos de comunicação estão lançando suas respectivas versões pagas. A versão Premium do WhatsApp Business e do Telegram possuem propósitos e soluções específicas — assim, diferente das mensagens instantâneas, as plataformas não devem competir pela assinatura de usuários.

Neste artigo, o TecMundo apresenta os objetivos de cada aplicativo na nova empreitada e seus usos mais indicados, incluindo os serviços inclusos e os que são cobertos pelas versões gratuitas. Confira mais detalhes sobre as versões Premium do WhatsApp e do Telegram a seguir!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o WhatsApp Premium?

A assinatura do WhatsApp só está disponível para a versão Business, com novas ferramentas focadas em negócios (Fonte: Unsplash/Reprodução)A assinatura do WhatsApp só está disponível para a versão Business, com novas ferramentas focadas em negócios (Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Exclusivo para a versão Business do WhatsApp, a assinatura Premium visa atender empreendedores e comerciantes, numa versão focada para negócios.

Dentre os recursos exclusivos para os assinantes da futura versão paga, um dos principais é a possibilidade de conectar até dez aparelhos em uma conta profissional, enquanto o limite da versão gratuita é de quatro dispositivos. Outra novidade é a personalização de links para anúncios com o nome do negócio, tornando-o mais padronizado.

O valor da assinatura do WhatsApp Premium ainda não foi divulgado, mas a ferramenta deverá receber novidades em breve. O WhatsApp Business ainda terá uma versão gratuita e a assinatura será opcional.

Vale lembrar que, como forma de impulsionar os negócios dentro da plataforma, o aplicativo também ganhará um nova Interface de Programação de Aplicações direto na nuvem, que contará também com hospedagem fornecida pela Meta.

Principais recursos do WhatsApp Premium

  • Foco em empresas
  • Links personalizados
  • Até 10 aparelhos conectados
  • Sem preço divulgado

Como funciona o Telegram pago?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O Telegram Premium é uma assinatura que visa expandir os recursos do aplicativo para usuários comuns. Segundo a empresa, o valor arrecadado servirá como “suporte exclusivo ao desenvolvimento contínuo” da plataforma de mensagens. Serão cerca de 15 novas funcionalidades exclusivas, incluindo upload de arquivos de até 4GB, downloads mais rápidos, acompanhar até mil canais e muito mais.

Alguns dos destaques da assinatura são a transcrição de mensagens de áudio para texto, alterar a pasta padrão ao iniciar o app, adicionar uma quarta conta, a presença do emblema “Premium” que sinaliza conta de assinantes e a remoção dos anúncios.

A empresa anunciou que continuará atualizando a versão gratuita e adicionando novos recursos para todos. A assinatura custa R$ 24,90, é opcional e está disponível para contratar na aba de Configurações do app.

Principais recursos do Telegram Premium

  • Foco no usuário final
  • Upload de arquivos de até 4 GB
  • Suporte para té mil canais
  • Downloads mais rápidos
  • Transcrições de mensagens
  • Preço: R$ 24,90 mensais

Devo assinar a versão paga?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Ambos os aplicativos possuem usos interessantes, mas para públicos diferentes. A assinatura do WhatsApp Business pode ser interessante quando a versão gratuita não estiver sendo suficiente para empresas de pequeno e médio porte, permitindo que seu negócio tenha ferramentas avançadas para aprimorar as vendas.

Já o Telegram Premium aumenta o alcance de sua conta, permitindo a possibilidade de acessar mais grupos, personalizar e organizar pastas, além de enviar arquivos maiores. Sobre as mídias exclusivas, estas poderão ser visualizadas pelos outros usuários, o que manterá a fluidez entre os usuários assinantes e não assinantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.