6 dos melhores softwares para engenheiros

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 dos melhores softwares para engenheiros

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), anualmente o Brasil forma cerca de 40 mil novos profissionais na área de Engenharia. Seja para trabalhar em construções civis, seja para desenvolver projetos ligados a outros campos, como a indústria química, um bom engenheiro deve estar sempre antenado às tendências do mercado, principalmente em relação às constantes transformações e inovações tecnológicas para benefício da área.

Nesse contexto, é importante lembrar que há inúmeras ferramentas essenciais criadas para auxiliar no desenvolvimento de projetos e solucionar problemas que podem surgir no cotidiano. Vale a pena conhecer alguns dos melhores softwares destinados a engenheiros e que podem fornecer mecanismos muito interessantes para o trabalho.

Confira!

1. Sistema de gestão BIM

acca(Fonte: Freepik/Reprodução)

Em Building Information Modeling (BIM — modelagem de informações de construção, em uma tradução livre) é possível acompanhar o desenvolvimento de um projeto com modelos em três dimensões (3D), o que torna esse sistema indispensável para os profissionais.

Nesse âmbito, um bom software precisa garantir a autonomia dos profissionais que trabalham remotamente, além de fornecer segurança e rapidez no compartilhamento de dados e inovações integradoras.

A ACCA software, por exemplo, oferece o usBIM, uma plataforma online com armazenamento de até 10 GB no pacote básico, que é gratuito. Nela, é possível fazer a gestão do processo BIM com 12 aplicativos importantes, incluindo a abertura de inúmeros formatos de arquivos em 3D, como DWG, RVT, OBJ e 3DS.

2. Software de projeto arquitetônico

acca(Fonte: Freepik/Reprodução)

No ramo das construções, os projetos arquitetônicos também são essenciais para o bom andamento de uma obra, e ter um software robusto para o desenvolvimento de um projeto é fundamental, pois isso pode garantir alguns benefícios no resultado. O software Edificius, da ACCA software, por exemplo, consegue criar modelos em 3D BIM e tem suporte para 4D e 5D, fazendo que ele seja útil na construção e no ciclo de vida inteiro do projeto.

O grande diferencial está na gestão de qualidade do projeto, que apresenta configurações específicas para que os profissionais consigam acompanhar o desenvolvimento na prática. É importante frisar que entre suas ferramentas estão funções de modelagem inovadoras, objetos e modelos à disposição do projetista, além de integração com outros softwares da marca, que garantem uma renderização mais potente em todos os processos.

O Edificius é o primeiro software de renderização integrado ao projeto 3D/BIM, que ocorre em um tempo curto graças à inteligência artificial e ao motor de Ray Tracing Rendering da AMDRadeon™ 2.0. Ele também executa a modelagem BIM a partir de nuvens de pontos obtidas a partir de levantamentos fotogramétricos ou de scanners a laser.

3. Software 5D BIM

acca(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conforme citado, a tecnologia vem transformando diversas áreas, oferecendo inúmeras vantagens para os profissionais que podem usufruir dessas ferramentas. E com o PriMus IFC, software BIM 5D com suporte para desenvolvimento do orçamento de projetos BIM, há muitas soluções interessantes para aumentar a potência e a agilidade de um trabalho.

Com ele, é possível automatizar os processos, incluindo a criação de orçamentos a partir da visualização de um único projeto, diretamente do modelo 3D. Essa questão pode poupar tempo dos profissionais envolvidos e auxiliar na resolução de problemas ligados a finanças, o que faz toda a diferença quando o projeto precisar ser atualizado, pois a automatização permite que os custos sejam recalculados de forma imediata.

4. Software de cálculo estrutural

acca(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Embora os engenheiros passem todos os semestres da faculdade quebrando a cabeça na resolução de cálculos complexos e sendo treinados para raciocinar rapidamente a partir das lógicas matemáticas, existem softwares especializados nessa tarefa e que não cometem erros.

O EdiLus, por exemplo, é um software que reforça os principais conceitos do cálculo estrutural. A partir da leitura de projetos BIM, o sistema consegue detectar qual é a quantidade de material necessário para levantar determinadas estruturas, levando em consideração fatores químicos e biológicos quando se trata de concreto armado, alvenaria, aço e madeira. E isso se aplica para modelagem, análise e projeto de novas ou antigas construções.

Há também uma função com cálculo FEM integrado, que identifica desde o início eventuais problemas na elaboração do projeto.

5. Software de análise de energia

acca(Fonte: Freepik/Reprodução)

Em uma construção, muitas questões se interligam, pois há vários processos a serem trabalhados quando se pensa em levantar um edifício; portanto, um software de análise de eficiência energética é essencial para o bom andamento de um projeto. Sendo assim, a ACCA oferece o TerMus PLUS, um software BIM que integra o projeto arquitetônico a uma análise energética eficiente em todas as etapas de trabalho.

Um dos pontos mais interessantes é o simulador EnergyPlusTM, que consegue simplificar alguns processos a partir da interpretação de gráficos e mapas de dados com escalas cromáticas. Isso fornece informações valiosas aos técnicos responsáveis pela área, incluindo o impacto econômico de energia no local.

Com ele, é possível simular a iluminação natural da construção em tempo real ao mesmo tempo em que se avalia o impacto econômico das atualizações de energia e de novos projetos, o que permite a identificação de possíveis melhorias e a otimização da eficiência energética do edifício.

6. Software para o gerenciamento do canteiro de obras

acca(Fonte: Freepik/Reprodução)

Para fechar a lista, é preciso falar de um ponto importante durante a realização de obras de construção civil: zelar pela segurança dos profissionais envolvidos em todas as etapas do processo é primordial, e cabe aos engenheiros pensarem com as construtoras em como melhorar a gestão de pessoas.

Com o CerTus HSBIM, software de modelagem BIM para segurança na construção civil, a tecnologia pode ser uma grande facilitadora em inúmeros momentos. Na mecânica dele, há ferramentas integradas à modelagem BIM que auxiliam na criação de modelos virtuais em 3D e 4D de um canteiro de obras para que um estudo de segurança seja realizado.

Os modelos são integrados com outros processos e se relacionam com os vários momentos da obra, além de indicar a forma mais segura de executar o projeto conforme o local. O CerTus HSBIM também permite importar ou exportar o projeto de segurança para o processo BIM.

Gostou das novidades? Então não deixe de conhecer os softwares da ACCA agora mesmo para ter muita tecnologia à sua disposição!

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.