Microsoft corrige bug que gerava Tela Azul da Morte no Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft corrige bug que gerava Tela Azul da Morte no Windows 11
Imagem: Wikipedia

A Microsoft passou mais uma vez por uma situação cada vez mais corriqueira no Windows 11. Um bug causado por uma atualização no sistema operacional precisou ser corrigido por outra versão da plataforma, semanas depois do registro das primeiras reclamações de usuários.

O caso da vez começou com a versão KB5013943, um patch de segurança que começou a ser distribuído no início de maio de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O computador de quem instalou a atualização começou a exibir a famosa Tela Azul da Morte ("Blue Screen of Death", na expressão original em inglês), sem explicações completas sobre o que gerou o erro e às vezes sem deixar o aparelho inicializar por completo. Uma das mensagens exibidas era "APC_INDEX_MISMATCH".

E agora?

A empresa de segurança digital Sophos detectou que a causa das falhas envolvia algum tipo de incompatibilidade de drivers específicos, alguns deles utilizados em programas como antivírus.

Após várias reclamações no Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft, a empresa começou a trabalhar em uma correção. Em um tópico próprio, a Sophos até ensinou os usuários de seus programas a desinstalarem essa atualização em específico e parar downloads automáticos por uma semana, já que a Tela Azul da Morte estava até impedindo o PC de ser utilizado.

A correção foi enviada pela Microsoft neste domingo (15) e já está disponível para usuários do Windows 11. Outros sistemas operacionais da marca não foram afetados por esse erro em específico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.