Atualização opcional do Windows 11 também causa erros em GPUs

1 min de leitura
Imagem de: Atualização opcional do Windows 11 também causa erros em GPUs
Imagem: Syafiq Adnan/Shutterstock

A Microsoft confirmou nessa terça-feira (10) mais um problema causado pela atualização opcional KB5012643 do Windows 11, lançada no final de abril. Recentemente, a big tech revelou que ela estava gerando falhas em vários aplicativos executando o .NET Framework 3.5.

Desta vez, o update foi relacionado a problemas ocorrendo em jogos e softwares que utilizam a API DirectX9 (Direct3D9). Segundo a gigante de Redmond, os erros acontecem quando a compilação é instalada em computadores com “determinadas GPUs”, mas sem informar o nome do fabricante e os modelos afetados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estes novos bugs relacionados à atualização KB5012643 podem levar ao fechamento inesperado de aplicativos, além de “problemas intermitentes” com programas e jogos que dependem do DirectX9. Quando o erro acontece, o dispositivo exibe uma mensagem no log de eventos do sistema operacional indicando a falha d3d9on12.dll e código de exceção 0xc0000094.

Windows 11Fonte:  Shutterstock 

Conforme a Microsoft, o mesmo tipo de falha também está sujeito a acontecer no Windows 10, nas versões 21H2, 21H1 e 20H2 que tiverem recebido a atualização opcional. Nestes casos, a compilação problemática é a KB5011831.

E agora, o que fazer?

Para a correção dos primeiros problemas causados pela atualização do Windows 11 KB5012643, a recomendação da gigante da tecnologia era desinstalar o pacote de arquivos. O procedimento é realizado dentro das configurações do Windows Update, selecionando a compilação no histórico de atualização.

Tal método também funciona para corrigir os erros mais recentes, porém a desenvolvedora vai oferecer uma alternativa para a desinstalação do udpate. Trata-se da Reversão de Problemas Conhecidos (KIR), recurso que possibilita reverter atualizações com bugs não relacionados à segurança.

A correção será disponibilizada automaticamente, levando até 24 horas para chegar a todos os dispositivos afetados. Reiniciar o PC pode acelerar a aplicação da resolução, segundo a desenvolvedora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.