DemoCreator: Como gravar a tela e editar o vídeo com facilidade

6 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: DemoCreator: Como gravar a tela e editar o vídeo com facilidade
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Seja para registrar uma apresentação, criar um tutorial, ou gravar um gameplay, são várias as situações que pedem um programa gravador de tela. E graças a evolução das ferramentas, já tem como gravar a tela e até editar o vídeo com facilidade.

Alguns programas apresentam funções básicas de edição, enquanto outros já oferecem recursos de edição mais avançados para seus usuários.

A seguir, veja um guia completo com dicas para gravar e editar vídeos facilmente!

Conheça o DemoCreator

O DemoCreator é um software criado pela desenvolvedora Wondershare, especializado em gravar a tela de computadores.

Esse software é um potente gravador de tela, cheio de recursos e soluções completas para seus usuários. Com uma interface bem organizada e acessível, até quem não conhece ou possui facilidade com recursos de vídeo e de edição, pode se aventurar e testar seus conhecimentos.

O programa também dispõe do modo de gravação melhorado do jogo, feito para detectar imediatamente as aplicações dos jogos no computador.

Como usar o DemoCreator para gravar a tela do PC

wondershare(Imagem: DemoCreator)

Para gravar a tela de seu computador com o DemoCreator, é preciso realizar o download do programa antes.

No site oficial do programa pode-se encontrar as versões para Windows e Mac. Para cada sistema operacional é oferecido um teste grátis para que o usuário possa conhecer e experimentar os recursos desta ferramenta livremente.

Em passos simples, saiba como usar o DemoCreator:

Passo 1: Personalização

Após instalar o programa no seu computador, você pode configurar o modo de gravação como preferir.

Seja para o modo clássico de gravação ou para o modo mais avançado de jogo, o usuário pode escolher o tamanho do quadro de tela que deseja gravar.

Pode-se selecionar a tela inteira para ser gravada ou somente uma área específica da tela. Essa personalização é importante para delimitar qual parte ou tema do conteúdo terá mais enfoque durante a gravação de vídeo.

Outra configuração prévia está na possibilidade de escolher a resolução de vídeo mais adequada para o objetivo do vídeo.

Passo 2: Gravação

Com as configurações personalizadas, o próximo passo é dar início a gravação de tela. Escolha o conteúdo que será gravado e no menu inicial do programa, selecione a opção “screen recorder” ou “nova gravação” para começar.

Durante o modo de gravação, pode-se usar a função de desenho em tempo real. Nessa nova ferramenta de desenho do DemoCreator, o usuário pode escrever e desenhar na tela de gravação sem complicações.

Essa função de desenho em tempo real pode ser muito útil na explicação de temas e assuntos, principalmente durante apresentações virtuais de educadores ou de apresentações empresariais.

Passo 3: Salve seu vídeo

Para encerrar o processo de gravação, basta clicar no mesmo botão que deu início ao vídeo.

Ao terminar de gravar a tela do conteúdo escolhido, o arquivo de vídeo será automaticamente salvo pelo DemoCreator em seu computador. Pode-se exportar e salvar seu arquivo em formatos diferentes, como para os formatos de MP4, GIF e MOV.

Pronto! Com seu arquivo de vídeo salvo, você já pode utilizar os recursos de edição e efeito de vídeo presentes no aplicativo.

Como usar o DemoCreator para editar vídeos

Na aba de edição de vídeo disponibilizada pelo programa, o usuário pode encontrar diversas funções ao seu alcance. Desde recursos básicos de edição até configurações mais avançadas, pode-se encontrar soluções diversas.

A função de edição do programa foi desenvolvida para trazer simplicidade na hora de criar vídeos com aparência profissional para todas as áreas de criação e desenvolvimento de conteúdos.

Editando vídeos no DemoCreator

A interface de edição do programa foi projetada para ser intuitiva e de fácil compreensão pelos usuários. Todas as funcionalidades e preferências podem ser encontradas facilmente, com ícones que representam funções básicas, e com praticidade nas operações de vídeo.

Ao clicar em “video editor” ou “editor de vídeo” no meu inicial do aplicativo, o usuário pode adicionar efeitos de vídeo, modelos de vídeo prontos, recursos de anotações e animação. Pode-se também colocar efeitos de transição, com mais de 70 possibilidades de escolha armazenadas no software.

wondershare(Imagem: DemoCreator)

Nas funções básicas, você pode cortar e mudar a velocidade de vídeos, assim como incorporar anotações e lembretes de ideias na linha de edição para não perder nenhuma inspiração que surja no processo de edição.

Ainda é possível inserir legendas, elementos como marca d’água e músicas sem direitos autorais.

Mais recursos de edição

Além das funções de edição e efeito que apresentamos acima, o DemoCreator ainda possui mais recursos inovadores para seus usuários aproveitarem ao gravar a tela do computador.

Reunimos alguns desses recursos que merecem um conhecimento mais aprofundado!

Zoom & Pan

Essa função foi desenvolvida para ser um recurso prática de pan & zoom, sendo de grande ajuda no momento de aumentar ou diminuir o zoom de um determinado ponto exibido na tela de vídeo.

O recurso é muito útil em conteúdos que precisam de uma atenção e dedicação maior do público que irá assistir ao vídeo. Pode-se trazer foco para uma atividade desenvolvida, para um trecho de apresentação que necessite de mais concentração ou para capturar aquele momento durante o gameplay que poderia passar despercebido.

Efeitos do Cursor

O cursor pode ser um item que não aparenta ter muita importância durante uma gravação de vídeo. Entretanto, este é outro recurso que deve e pode ser utilizado durante a gravação, ou pode ser adicionado ao arquivo de vídeo no processo de edição.

O DemoCreator elaborou 5 modelos de efeitos diferentes de cursor para trazer o foco e destaque adequado para suas apresentações e projetos de vídeo.

Áudio Fade in/out

Com esse efeito de entrada e saída de áudio, pode-se ter mais precisão na hora de editar o som de seus vídeos.

O recurso de fade in/out é ideal para sincronizar áudio e vídeo, além de facilitar a marcação de início e fim de seu áudio na linha de edição.

Essa função também é possível pela captação de som e vídeo simultâneo que o DemoCreator realiza ao gravar a tela do seu computador. O programa irá captar o som do microfone por padrão.

Pacotes de efeitos de vídeo

Outro recurso importante e necessário do DemoCreator está na liberação de mais de 1000 pacotes de efeitos de vídeo para seus usuários.

Os pacotes estão integrados ao software e podem ser escolhidos de acordo com áreas de atuação específicas. Isto é, em cada um dos pacotes de efeitos de vídeo encontram-se ferramentas de design e modelos prontos de apresentações.

Dentre os pacotes de efeitos, os que são voltados para educadores são ideais para realização de apresentações, de aulas online, tutoriais e guias para Youtube, ou até para criação de cursos.

Os pacotes para empresas também podem ser muito úteis na elaboração de apresentações de negócios que precisem ser marcantes, e na também na divulgação de conteúdos da equipe de marketing.

Além desses dois pacotes, também podem ser utilizados os pacotes de jogos, vida e tutoriais. Nos pacotes de jogos são indicados para gamers e streamers de gameplay, por tornarem os vídeos de jogos ainda mais criativos e impressionantes para seus espectadores.

Já os pacotes de vida são perfeitos para quem realiza vídeos de reação e vlogs, tem canal no Youtube e quer trazer mais inovação aos seus vídeos. Por último, os pacotes de tutoriais são indicados para quem deseja criar vídeos de instruções com criatividade.

Coloque sua criatividade em ação!

wondershare(Imagem: Freepik/DemoCreator)

Depois de conferir como gravar a tela e editar vídeos com o DemoCreator, deixe de testar cada uma dessas funções na prática!

Programas com soluções completas de vídeo e edição são essenciais para manter tarefas e conteúdos do dia a dia com aparência profissional do início ao fim. Além de trazer inovação e criatividade para quem está assistindo do outro lado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.