Windows 11 deve ganhar recurso similar ao Quick View do macOS

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 deve ganhar recurso similar ao Quick View do macOS
Imagem: Image: Shutterstock

Quem tem um Mac ou possui familiaridade com o sistema operacional macOS, provavelmente conhece o recurso Quick View, ou a Visualização Rápida, que abre na tela uma prévia do arquivo — seja uma imagem ou um documento de texto —, sem de fato abrir o arquivo com o programa padrão respectivo do computador. E para acionar este recurso no Mac, basta pressionar a barra de espaço — outro toque na tecla fecha a prévia do arquivo.

Agora, a Microsoft deve introduzir um recurso muito similar ao Quick View tanto no Windows 11, como também na versão 10. A funcionalidade deve se chamar "Peek", o que significa algo como "olhadinha", em tradução livre, e deve realizar a mesma ação da Visualização Rápida do sistema macOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, ao que tudo indica, o atalho para a função Peek no Windows será a combinação das teclas Shift + barra de espaço, sendo necessário acioná-las mais uma vez para fechar a visualização prévia do arquivo, ou então simplesmente apertando a tecla Enter.

Com o Peek, será possível visualizar a prévia de um arquivo sem de fato abri-lo com o programa padrão respectivoCom o Peek, será possível visualizar a prévia de um arquivo sem de fato abri-lo com o programa padrão respectivoFonte:  Fonte: Reprodução/Windows Latest 

Recurso ainda está em fase de testes

É importante mencionar que o Peek opera a partir do app PowerToys, um conjunto de ferramentas que auxilia usuários mais avançados a configurarem formas de aprimorar a sua experiência com o sistema, visando obter mais produtividade no dia a dia.

Como é de esperar, a funcionalidade ainda não está disponível ao público, e segue em fase de testes, mas já existe uma expectativa para que, em breve, esteja disponível aos usuários do Windows 10 e 11 via PowerToys.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.