Software

iOS: atualizar manualmente é melhor que esperar avisos, diz Apple

Executivo confirma que ir até a aba de atualizações pode fazer você receber versão até um mês antes que outros usuários

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

31/03/2022, às 09:00

iOS: atualizar manualmente é melhor que esperar avisos, diz Apple

Fonte:

Imagem de iOS: atualizar manualmente é melhor que esperar avisos, diz Apple no tecmundo

Um executivo de alto escalão da Apple explicou que atualizar o iPhone manualmente garante que você receba novas versões do iOS até um mês antes do que as pessoas que esperam um aviso via notificação do sistema.

Segundo o site MacRumors, quem confirmou isso foi o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, o carismático Craig Federighi. Ele respondeu ao e-mail de um usuário chamado Mateusz Buda, que ficou incomodado com a demora de várias semanas para receber o aviso de atualização do já liberado iOS 15.4 — mesmo tendo ligado as atualizações automáticas do sistema.

Em resposta, o executivo explicou que a empresa de fato faz o envio do download em "ondas" e privilegia os usuários que vão até as opções de buscar e baixar uma atualização pelas configurações, só depois avisando o resto da comunidade.

Confira a carta na íntegra

"Oi, Mateusz. Nós gradualmente enviamos novas atualizações do iOS primeiro tornando eles disponíveis para aqueles que explicitamente buscam por elas nos Ajustes, e daí de uma a quatro semanas depois (depois que recebemos respostas sobre a atualização) nós ampliamos o envio para os dispositivos com o download automático habilitado. Espero que tenha ajudado! Craig"

Por que isso acontece?

Apesar de Federighi não ter explicado exatamente o motivo dessa diferença temporal e a empresa não ter se pronunciado oficialmente sobre o caso, usuários do tópico original no Reddit especulam que são ao menos dois motivos para que as atualizações sejam divididas entre manuais e automáticas.

O primeiro ponto é não sobrecarregar os servidores da própria Apple, já que enviar a atualização e transferir o firmware ao mesmo tempo para absolutamente todos os usuários de iPhone poderia comprometer a infraestrutura da companhia. Isso também pode valer para a atualização de aplicativos, em especial os nativos ou populares.

Já o segundo envolve eventuais bugs graves ou vulnerabilidades que são descobertas apenas depois que uma pequena parcela dos usuários fez a atualização, permitindo que muitos não entrem em contato com esses problemas.

Widget de produto do Hub de Ofertas

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.