Android 12L ganha versão não oficial para Raspberry Pi

1 min de leitura
Imagem de: Android 12L ganha versão não oficial para Raspberry Pi
Imagem: Reprodução: Harrison Broadbent/Unsplash

Um membro sênior do fórum da XDA Developers, com o nome de usuário KonstaT, apresentou um port completo do sistema operacional Android 12L para Raspberry Pi 4. O Android 12L foi lançado oficialmente no início de março e tem como foco os tablets e dispositivos dobráveis.

Apesar de o desenvolvedor já ter contribuído com ROMs do Android para sistemas Raspberry anteriormente, essa é a primeira vez que ele atua com o Android 12L. A versão desenvolvida pelo usuário também é compatível com o novo Raspberry Pi 400, um PC baseado em ARM embutido em um teclado.

Foto do Raspberry Pi 400, lançado em meados de marçoFoto do Raspberry Pi 400, lançado em meados de marçoFonte:  Divulgação: Raspberry Pi 

Entretanto, a ROM ainda apresenta alguns bugs. Por exemplo, decodificação e a codificação de vídeo aceleradas por hardware ainda estão sendo corrigidas e os módulos oficiais da câmera Raspberry Pi não funcionam corretamente com a câmera de vídeo integrada. Além disso, o SELinux está configurado para o modo permissivo.

Para os interessados, KonstaT deixou link de download e instruções em sua página do fórum da XDA. Para a instalação, a ROM possui suporte a inicialização a partir de um cartão microSD comum, além do uso de uma mídia USB após exibir uma imagem EEPROM compatível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.