Editor de vídeo DaVinci Resolve: veja requisitos para rodar no PC

3 min de leitura
Imagem de: Editor de vídeo DaVinci Resolve: veja requisitos para rodar no PC
Imagem: BlackMagic Design

Considerado um dos melhores softwares de edição não-linear de vídeos e correção de cores, o DaVinci Resolve se destaca por ser utilizado por profissionais de alto calibre e oferecer recursos interessantes. O programa, desenvolvido pela empresa BlackMagic Design, conta com uma versão gratuita que é recheada de funcionalidades para quem quer começar a editar vídeos.

O DaVinci Resolve também chama atenção por ser fácil de usar. Ao contrário de outros softwares da categoria, a interface é bastante intuitiva: não é complicado encontrar o que se precisa na hora de trabalhar os arquivos de vídeo. Isso não significa que é só abrir o programa e sair editando. Um treinamento básico talvez seja necessário, mas a empresa garante que a curva de aprendizado é bem mais suave que a concorrência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, o TecMundo traz aqui as especificações para rodar o DaVinci Resolve em sua máquina e os recursos oferecidos pelo programa. Além disso, também ensinamos você a baixar e instalar o editor de vídeos gratuito que concorre com o Adobe Premiere.

Requisitos para rodar o DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve exige bastante do hardware.O DaVinci Resolve exige bastante do hardware.Fonte:  BlackMagicDesign 

O DaVinci Resolve é um programa multiplataforma, disponível para Windows, MacOS e Linux. Veja logo abaixo as especificações técnicas necessárias para rodar o programa em máquinas com o sistema operacional da Microsoft.

  • Sistema operacional: Windows 10 Creators Update (ou superior)
  • Processador:
    • CPU de 4 núcleos (edições em HD e Full HD)
    • CPU de 6 núcleos (edições em 4K)
    • CPU de 18 núcleos (edições em 8K)
  • Memória RAM:
    • 8 GB (edição em HD e Full HD)
    • 16 GB (edições em 4K)
    • 32 GB (edições em 8K)
  • Placa de vídeo:
    • GPU integrada de 2 GB (edições em HD)
    • GPU dedicada de 4 GB (edições em Full HD)
    • GPU dedicada de 8 GB (edições em 4K)
    • GPU dedicada de 20 GB (edições em 8K)

As especificações técnicas para rodar em sistemas MacOS e Linux não são muito diferentes, exigindo apenas versões específicas do SO – macOS 10.15 Catalina (ou superior) ou CentOS 7.3 (ou superior).

Como é possível observar, o programa é bastante exigente do ponto de vista de hardware, seguindo os padrões de softwares robustos de edição de vídeo. Ou seja, não é qualquer máquina que conseguirá rodá-lo e aproveitar todos os seus recursos. Muitas das funcionalidades, inclusive, exigem peças bem potentes para poderem ser utilizadas.

Recursos do DaVinci Resolve

Mas o que esse software oferece aos usuários e que o torna tão conceituado entre os profissionais da área? Confira alguns dos principais destaques do DaVinci Resolve abaixo.

Edição

O DaVinci Resolve é uma poderosa ferramenta de edição de vídeos não-lineares.O DaVinci Resolve é uma poderosa ferramenta de edição de vídeos não-lineares.Fonte:  BlackMagicDesign 

O recurso de edição é a principal funcionalidade oferecida pelo DaVinci Resolve, que é amigável para os iniciantes e poderoso o suficiente para os mais experientes.

Cortes

Todas as funcionalidades de cortes do programa são fáceis de entender.Todas as funcionalidades de cortes do programa são fáceis de entender.Fonte:  BlackMagicDesign 

Focado em velocidade, a página de cortes ajuda profissionais que precisam lidar constantemente com projetos de prazos curtos e terminar o trabalho rapidamente.

Cores

O recurso de correção de cores é o mais conceituado do mercado.O recurso de correção de cores é o mais conceituado do mercado.Fonte:  BlackMagicDesign 

Usado para correção de cores nos estúdios de Hollywood, essa funcionalidade é completa e oferece uma ampla variedade de ferramentas básicas e avançadas.

Fusion

O DaVinci Resolve também oferece motion graphics.O DaVinci Resolve também oferece motion graphics.Fonte:  BlackMagicDesign 

Essa funcionalidade traz os recursos de efeitos visuais e motion graphics para dentro do DaVinci Resolve, tornando-o um software ainda mais completo para edição e finalização de projetos.

Fairlight

Ferramentas avançadas para tratamento de áudio também acompanham o programa.Ferramentas avançadas para tratamento de áudio também acompanham o programa.Fonte:  BlackMagicDesign 

O chamado Fairlight é a página de edição de áudio que oferece uma série de ferramentas avançadas para tratar e otimizar a parte auditiva dos projetos.

Mídia e Entrega

O DaVinci Resolve também ajuda no gerenciamento e entrega de projetos.O DaVinci Resolve também ajuda no gerenciamento e entrega de projetos.Fonte:  BlackMagicDesign 

Fechando o pacote, a página de mídias ajuda na importação, gerenciamento e entrega dos projetos, organizando todos os recursos de forma a facilitar o compartilhamento.

Como baixar e instalar

Agora que você já conhece bem o DaVinci Resolve, está na hora de explicar como baixar e instalar esse programa.

Passo 1: acesse a página do programa e clique para fazer o download da versão gratuita.

O DaVinci Resolve oferece uma versão gratuita e bem competente do seu software.O DaVinci Resolve oferece uma versão gratuita e bem competente do seu software.Fonte:  BlackMagicDesign 

Passo 2: selecione o sistema operacional a partir da janela da esquerda; a versão Studio é paga e oferece recursos adicionais.

A versão Studio é paga e oferece um período de teste.A versão Studio é paga e oferece um período de teste.Fonte:  BlackMagicDesign 

Passo 3: preencha o formulário com seus dados e depois clique no botão para iniciar o download do programa.

O download só é liberado depois de preencher o formulário.O download só é liberado depois de preencher o formulário.Fonte:  BlackMagicDesign 

Passo 4: após o download, basta apenas instalar o DaVinci Resolve como um programa normal.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.