Windows 11 corrige falha que impedia a remoção de arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 corrige falha que impedia a remoção de arquivos
Imagem: Unsplash

O Windows 11 ganhou uma nova e importante atualização na quarta-feira (8), que adiciona melhorias, maior segurança e correções para problemas relatados anteriormente. Um dos destaques da compilação KB5011493 (Build 22000.556) é a resolução de um bug que impedia a exclusão de arquivos mesmo após a formatação do computador.

Relacionado ao OneDrive, o erro foi identificado pela Microsoft em fevereiro e atingia não só a nova geração do sistema operacional, afetando também o Windows 10 nas versões 20H2, 21H1 e 21H2. A vulnerabilidade estava na opção “Remover tudo”, geralmente acionada ao formatar o PC para restaurá-lo ou efetuar uma venda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao selecionar tal alternativa, nem todos os arquivos eram realmente removidos do disco rígido. Segundo a gigante de Redmond, as pastas sincronizadas no OneDrive ou no OneDrive Business poderiam reaparecer no sistema mesmo após uma nova instalação, inclusive utilizando outra conta de usuário, devido à falha.

Com esta nova atualização para o Windows 11, o bug é corrigido, aumentando a segurança, principalmente nos casos de quem está repassando o computador. Mas a Microsoft alerta que a resolução completa da vulnerabilidade pode demorar até sete dias após a instalação da compilação para ocorrer, em determinados dispositivos.

O que mais há na atualização?

Além da correção para o bug que dificulta a exclusão de arquivos, este update adiciona o compartilhamento de cookies entre o modo Internet Explorer no Microsoft Edge e a versão padrão do navegador, e o botão “silenciar microfone” na barra de tarefas. Um problema na lista de fuso horário também foi solucionado.

Há ainda melhorias na exibição das informações sobre hora e data, que agora passam a ser visualizadas em outros monitores conectados, e na pilha de manutenção, resolvendo erros que poderiam impedir as instalações de futuras atualizações. A possibilidade de compartilhar conteúdos das janelas de apps para reuniões no Microsoft Teams, via barra de tarefas, é outro destaque.

O pacote de arquivos KB5011493 (Build 22000.556) do Windows 11 está sendo distribuído gradativamente para o público em geral, por meio do Windows Update. Caso não receba a notificação, você pode verificar a disponibilidade da compilação em Iniciar > Configurações > Windows Update > Verificar atualizações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.