Windows 10: atualização ainda tem referências ao Windows 9

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: atualização ainda tem referências ao Windows 9
Imagem: Microsoft

Uma das próximas atualizações do Windows, que traz uma série de melhorias ao sistema operacional da Microsoft, tem "pistas" curiosas sobre as versões antigas da plataforma.

A descoberta foi do usuário Xeno, que fuçou o código da build 22567 do Windows 10 que ainda está disponível só para desenvolvedores e membros do programa de testes Insider.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em seu perfil no Twitter, ele publicou uma captura de tela que mostra uma referência ao Windows 9, presente no aplicativo Migwiz e dentro da pasta System32.

Como o próprio programador cita, esse não é nenhum segredo ou uma descoberta bombástica — referências a versões antigas ou com nomes anteriores podem ser encontrados em instruções e códigos com certa frequência.

Entretanto, nesse caso, é curioso e até divertido notar a utilização do termo Windows 9, um número que acabou descartado pela Microsoft. Além disso, nota-se a utilização de "Blue" como identificação de uma das versões. Esse é o codinome do Windows 8.1, lançado em 2013 pela empresa.

O que aconteceu com o Windows 9?

São várias as teorias e explicações sobre o porquê de a Microsoft ter "saltado" das versões do Windows 8 diretamente para o Windows 10.

Uma das explicações tem caráter técnico: a equipe temia problemas de compatibilidade de código ao ser relacionado às edições Windows 95 e Windows 98, que começam com o mesmo número. Entretanto, há quem defenda que a escolha foi somente uma questão de marketing, já que a casa da dezena causaria mais impacto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.