7 apps de launcher para mudar a tela inicial do celular

2 min de leitura
Imagem de: 7 apps de launcher para mudar a tela inicial do celular
Imagem: Fonte: Pixabay/ Reprodução

Os apps de launcher são ferramentas que permitem alterar a aparência da tela inicial do smartphone e modificar alguns elementos visuais, incluindo ícones, pastas e barra de notificações. Além disso, alguns deles trazem também opções extras para papéis de parede.

A vantagem de usar esse tipo de aplicativo é que você pode customizar o sistema Android de acordo com os seus gostos pessoais, deixando a tela do celular com o seu estilo. Algumas das modificações ainda deixam a utilização mais fácil e intuitiva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas como escolher o launcher ideal? Veja 7 opções de apps de launcher para você instalar em seu smartphone com Android.

1- Nova Launcher

O aplicativo Nova Launcher já possui mais de 50 milhões de downloadsO aplicativo Nova Launcher já possui mais de 50 milhões de downloadsFonte:  Android Authority 

O primeiro aplicativo da lista, e um dos mais famosos, é o Nova Launcher, que foi lançado no ano de 2012 e, desde então, já conta com mais de 50 milhões de downloads. Entre as funcionalidades, é interessante destacar a possibilidade de configuração de cores, navegação por gestos, pacote de ícones e gaveta de apps.

2- Niagara Launcher

O objetivo do Niagara Launcher é favorecer a usabilidadeO objetivo do Niagara Launcher é favorecer a usabilidadeFonte:  Niagara 

A ideia do Niagara Launcher é facilitar a ergonomia, ou seja, evitar problemas de saúde causados pelo posicionamento incorreto das mãos durante a navegação. Em vista disso, o launcher promove o acesso rápido aos aplicativos e rolagem de tela no modo vertical, usando apenas uma das mãos.

3- Microsoft Launcher

O Microsoft Launcher possibilita integração com calendário e listasO Microsoft Launcher possibilita integração com calendário e listasFonte:  Fonte: Microsoft/ Divulgação 

O Microsoft launcher é útil para personalizar ícones, papel de parede e mudar para o tema escuro. Também é digno de nota que pelo fato de ser um produto da Microsoft, esse app de launcher proporciona a integração por meio de login com outros serviços da marca, como a lista e gerenciamento de tarefas, calendário e apps do pacote Office.

4- POCO Launcher

O POCO Launcher facilita a organização dos appsO POCO Launcher facilita a organização dos appsFonte:  Google Play 

O POCO Launcher foi criado pela Xiaomi e é conhecido por ter uma gaveta de apps de fácil utilização e organização, uma boa solução para quem tem uma longa lista de aplicativos instalados no smartphone. Além disso, o launcher é bem leve, ocupando pouco espaço de memória.

5- Apex Launcher

Personalize o tema do smartphone com o Apex LauncherPersonalize o tema do smartphone com o Apex LauncherFonte:  Google Play 

Outro launcher disponível para os usuários Android é o Apex Launcher, que possibilita o uso de gavetas para apps, personalização de temas e efeitos de transição. Também, é interessante que a aplicação disponibiliza a configuração de ocultar e bloquear aplicativos para aumentar a segurança e privacidade.

6-  AIO Launcher

O AIO Launcher permite visualização rápida de recursos internosO AIO Launcher permite visualização rápida de recursos internosFonte:  AIO Launcher 

O AIO Launcher é um aplicativo para quem deseja ir além da customização, já que contém configurações que permitem a exibição de informações úteis na tela inicial, como o uso de memória RAM, apps mais usados, chamadas recentes, entre outros.

7- BaldPhone

O BaldPhone facilita o uso do Android para quem é idosoO BaldPhone facilita o uso do Android para quem é idosoFonte:  Google Play 

O último app de launcher da lista é o BaldPhone, que é pensando nas necessidades das pessoas idosas, buscando melhorar a experiência de uso dos smartphones.

Entre as características, é válido destacar os ícones grandes e intuitivos, atalhos na tela inicial para as principais funções, como ligação para contatos de emergência, lanterna, notificações e, inclusive, lembrete para horários de medicamentos.

Então, qual das opções de app de launcher é a sua preferida? Já testou alguma das soluções? Compartilhe sua experiência nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.