Windows 11 pode ser executado no Android 13, mostra desenvolvedor

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 pode ser executado no Android 13, mostra desenvolvedor
Imagem: Fonte: Reprodução/Windows/Unsplash

O desenvolvedor Danny Lin, cujo nome de usuário no Twitter é "kdrag0n", demonstrou o Windows 11 Arm rodando em um smartphone Google Pixel 6, com a atualização DP1 do Android 13.

Linn utilizou o aparelho como uma máquina virtual, o que foi possível graças à nova estrutura de virtualização implementada. Mais detalhes sobre o procedimento foram compartilhados no Twitter.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O desenvolvedor afirmou que o sistema era "bastante utilizável", embora a aceleração de hardware da GPU não estivesse disponível. Ele também publicou no Twitter um vídeo em que mostra a inicialização do Windows no smartphone e até mesmo executa o jogo Doom.

Windows 11 sendo executado no Google Pixel 6Windows 11 sendo executado no Google Pixel 6Fonte:  Fonte: Reprodução/Twitter 

Linux no Android e mais dispostivos compatíveis

Além do Windows 11, Danny Lin ainda fez uma demonstração do uso do Linux no dispositivo Android. De acordo com Mishaal Rahman, ex-editor chefe do site Android Police, essas mudanças vêm ocorrendo devido aos investimentos recentes da Google em preparar uma estrutura de virtualização melhor que seja suportada em diversos aparelhos.

Essa também não foi a primeira vez que o Windows 11 foi executado em um smartphone. O Renegade Project vem desenvolvendo versões do sistema operacional para diversos modelos de celulares. Segundo os representantes do projeto, a lista de smartphones compatíveis deve crescer conforme desenvolvedores contribuírem para isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.