Governo da Índia quer sistema para rivalizar contra Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Governo da Índia quer sistema para rivalizar contra Android e iOS
Imagem: Presidential Communications Operations Office

O governo da Índia, sob o comando do primeiro-ministro Narendra Modi, vai iniciar um plano de desenvolvimento de um sistema operacional nacional para dispositivos móveis. A informação é do jornal local Economic Times.

Segundo a reportagem, o ministro de Estado para Eletrônicos e TI do país, Rajeev Chandrasekhar, já está avaliando tanto o cenário de startups do país quando a estrutura de universidades, com ambos os lados podendo ajudar no processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Se há alguma capacidade real, então estaremos muito interessados em desenvolver essa área, porque ela vai criar uma alternativa ao iOS e ao Android na qual uma marca indiana pode crescer. (...) É importante ter metas claras. Uma vez que tivermos isso e o que nós queremos conquistar, todas as políticas e ações são consistentes com elas", explica o ministro.

Aprendizado

Mercado de forte presença de marcas como a Xiaomi, a Índia já recebeu grandes investimentos do Google e realizou algumas ações com a marca, incluindo o lançamento de um smartphone de baixo custo.

Entretanto, nos últimos dois anos, a relação esfriou: a companhia passou a ser investigada no setor de Smart TVs e viu startups locais se unirem contra o domínio da Google Play Store.

De acordo com um relatório produzido pelo governo, o objetivo com o desenvolvimento de uma indústria nacional fortalecida é gerar US$ 300 bilhões em fabricação de eletrônicos no país até 2026, saltando de um patamar atual de US$ 75 bilhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.