CPU-Z e GPU-Z: veja como baixar e usar os programas de PC

3 min de leitura
Imagem de: CPU-Z e GPU-Z: veja como baixar e usar os programas de PC
Imagem: Freepik/pressfoto/Reprodução

Os softwares GPU-Z e CPU-Z são bastante populares e umas das melhores opções disponíveis para acompanhar, respectivamente, informações da placa de vídeo e do processador do computador. Ambos os programas são gratuitos e permitem que o usuário analise o desempenho do PC com dados detalhados e em tempo real.

Mostramos no passo a passo a seguir como baixar e utilizar os softwares para entender melhor o funcionamento desses componentes.

GPU-Z: análise da placa de vídeo

O software identifica as características da GPU (Unidade de Processamento Gráfico, em português) instalada no computador e como ela se comporta sob diferentes demandas do sistema. Com uma interface simples e intuitiva, o GPU-Z fornece um diagnóstico completo da placa de vídeo, seja em funções cotidianas, durante jogatinas ou ao longo de renderizações, por exemplo. O programa suporta placas de vídeo das fabricantes NVIDIA e AMD, e é compatível com todas as versões do Windows.

Para utilizar o GPU-Z, siga os passos abaixo:

1. Acesse o TechPowerUp GPU-Z para baixar a versão padrão do arquivo. Clique no botão azul de "Download".

2. Escolha o servidor mais próximo da sua localização. Após isso, o programa será baixado automaticamente.

3. Execute o programa, permitindo que o aplicativo faça alterações no seu dispositivo.

4. A instalação do programa é opcional. Clique em “Yes” para instalá-lo ou em "Not Now" para executá-lo de maneira portátil.

A janela do programa deverá abrir sozinha após a execução. É possível acessá-la posteriormente na área de extensões da barra de tarefas.

Informações em tempo real da placa de vídeo ajudam no diagnóstico do hardware, além de comprovar recordes de overclock em competições, por exemplo.Informações em tempo real da placa de vídeo ajudam no diagnóstico do hardware, além de comprovar recordes de overclock em competições, por exemplo.Fonte:  Mariela Cancelier/TecMundo 

Na interface do software, é possível consultar informações básicas sobre a placa de vídeo, como nome, modelo, tamanho, tipo de memória e até mesmo data de lançamento. Ao passar o mouse pelas características, um balão flutuante explica cada um dos componentes e tecnologias da placa.

CES 2022: Veja lançamentos da Intel, AMD e Nvidia no evento

Mudando para a aba “Sensors”, o GPU-Z mostra em tempo real o clock da placa de vídeo, seu consumo de memória e a temperatura. Já em “Advanced”, o usuário pode consultar informações de tecnologias compatíveis com as placas, como DirectX e OpenCL.

CPU-Z: análise completa do sistema

Assim como o GPU-Z, o CPU-Z também possui uma interface simples que fornece dados completos sobre a CPU (Unidade de Central de Processamento, em português) do computador. Através do programa, é possível acompanhar o desempenho de diversos componentes do PC, como processador, memórias, placa-mãe e, até mesmo, da placa de vídeo — embora seja menos detalhado nesse aspecto do que o GPU-Z.

O que torna esse software tão popular é seu diferencial: o CPU-Z é leve, roda em qualquer máquina e pode mostrar informações completas do sistema. Além disso, o programa também explica sobre a compatibilidade de peças com o PC, caso o usuário queira fazer um upgrade futuramente.

Para utilizar o CPU-Z, siga os passos abaixo:

1. Acesse a página do CPU-Z (via CPUID) para baixar a versão clássica do arquivo. Há opções de baixar as versões customizadas, que trazem logos de fabricantes e cores personalizadas. Para garantir a edição convencional, basta clicar em "Setup - English"

O CPU-Z pode ser baixado até mesmo em versões customizadasO CPU-Z pode ser baixado até mesmo em versões customizadasFonte:  TecMundo/Captura de tela 

2. Após o download, execute o programa e permita que o aplicativo faça alterações no seu dispositivo.

3. Aceite os termos para instalação do software e conclua o procedimento.

O CPU-Z é uma das ferramentas mais conhecidas para o diagnóstico de hardware em computadores.O CPU-Z é uma das ferramentas mais conhecidas para o diagnóstico de hardware em computadores.Fonte:  Mariela Cancelier/ TecMundo 

A interface do CPU-Z conta com diversas abas sobre o sistema do computador, com números em tempo real. A primeira aba "CPU" mostra informações completas sobre o processador, incluindo codinome, família, velocidade, número de núcleos e threads

Também é possível acompanhar dados das memórias instaladas em "Memory", checar o desempenho dos módulos de memórias em "SPD" e consultar especificações da placa-mãe em "Mainboard", por exemplo. Outra função muito utilizada no CPU-Z é para testes de desempenho do processador, conhecidos como benchmark. Na aba "Bench", o usuário acompanha e compara o poder do processador com modelos de referência.

O CPU-Z é gratuito e está disponível para todas as versões do Windows. Em 2013, o programa recebeu uma versão para o sistema operacional Android com objetivo de diagnosticar o sistema de dispositivos mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.