Android 12 traz opção para desativar modem 2G

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 traz opção para desativar modem 2G
Imagem: Android

O Android 12 já está disponível para a maioria dos smartphones recém-lançados e deve chegar a ainda mais modeloem 2022, trazendo a opção de desativar completamente o modem 2G de seus aparelhos. Boa parte dos smartphones ainda trazem essa tecnologia embarcada, que pode trazer problemas de segurança.

Por enquanto, os celulares com Android 11 ou inferior podem apenas definir qual a rede de preferência, e isso é inclusive interessante em regiões em que o sinal 4G é muito fraco ou instável. Entretanto, a cobertura 3G é mais que suficiente nesses casos específicos, e o modem 2G acaba existindo mais como um órgão vestigial nos principais centros urbanos.

Como desativar o 2G no Android 12

A rede 2G (GSM/CDMA), ou de 2a geração, foi implementada em 1991 e ainda é utilizada por alguns serviços de emergência, justamente para garantir o maior acesso possível. Entretanto, uma das principais características de uma rede móvel de 30 anos é a sua fragilidade no quesito segurança de dados.

Fonte:  XDA Developers 

No Android 12, a função pode ser desativada em Configurações > Rede & Internet > SIMs > Permitir 2G, basta desabilitar a chave. O sistema ressalta que o recurso será ativado em caso de chamadas de emergência.

Brecha de segurança

As antenas 2G possuem um nível muito rudimentar de encriptação. Dessa forma, sites simuladores de celulares conseguem facilmente quebrar essa criptografia para interceptar tanto chamadas quanto mensagens tipo SMS.

Diferente dos golpes via links, explorar essa fragilidade é mais comum em ataques direcionados que oportunistas, mas dar ao usuário a opção de desativar a rede 2G garante uma camada extra de segurança, que é sempre bem-vinda.

Notificação ao desativar modem 2GNotificação ao desativar modem 2GFonte:  XDA Developers 

Vale reforçar que, por se tratar de uma rede utilizada por serviços de emergência, desativar o modem 2G de seus aparelhos pode inviabilizar o acesso a esses serviços, além de poder ativar notificações recorrentes em alguns aparelhos.