Dropbox anuncia testes de app compatível com Apple Silicon

1 min de leitura
Imagem de: Dropbox anuncia testes de app compatível com Apple Silicon
Imagem: ijeab/Freepik
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Apple revelou seu primeiro chip M1 para computadores com tecnologia Apple Silicon em agosto de 2020, mas somente na sexta-feira (7), completada a primeira semana do ano de 2022, o serviço de armazenamento em nuvem Dropbox anunciou ao site MacRumors que está iniciando testes do seu aplicativo para adaptá-lo aos (nem tão) novos processadores baseados na arquitetura ARM da Maçã.

O suporte ao Apple Silicon havia sido anunciado em um tweet pelo próprio CEO e fundador do Dropbox, Drew Houston, em outubro passado. A promessa, junto com um pedido de desculpas, ocorreu após uma enxurrada de críticas de clientes e usuários do serviço, irritados com a resposta dada a um usuário no fórum oficial da empresa, que pedia suporte ao novo chip da Apple. "Essa ideia vai precisar de um pouco mais de apoio", disse um representante.

Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte:  Pxhere 

Quando será lançado o aplicativo Dropbox com suporte ao Apple Silicon?

Restrito por enquanto a um pequeno lote de sua base de usuários Mac, o aplicativo do Dropbox com suporte ao Apple Silicon deverá estar disponível globalmente em uma versão estável até o final de janeiro, segundo o MacRumors. Até agora, o compartilhador de arquivos tem funcionado com a tecnologia Rosetta 2, da Apple, que “traduz” aplicativos baseados em Intel nas máquinas Mac mais recentes.

Apesar de a tecnologia Rosetta 2 funcionar relativamente bem para a maioria dos usuários, os aplicativos ainda não especificamente otimizados e testados para o Apple M1 costumam rodar mais devagar nos novos computadores da Maçã, não permitindo os comprovados ganhos de desempenho e eficiência de energia oferecidos pelo novo chip.

Esse fraco desempenho, observado nos novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas levaram até mesmo a uma migração de usuários, do Dropbox para serviços rivais de armazenamento em nuvem. Para reverter essa tendência, é bem provável que o lançamento do suporte nativo do Dropbox ao Apple Silicon chegue a partir do mês que vem.