Dropbox anuncia testes de app compatível com Apple Silicon

1 min de leitura
Imagem de: Dropbox anuncia testes de app compatível com Apple Silicon
Imagem: ijeab/Freepik
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple revelou seu primeiro chip M1 para computadores com tecnologia Apple Silicon em agosto de 2020, mas somente na sexta-feira (7), completada a primeira semana do ano de 2022, o serviço de armazenamento em nuvem Dropbox anunciou ao site MacRumors que está iniciando testes do seu aplicativo para adaptá-lo aos (nem tão) novos processadores baseados na arquitetura ARM da Maçã.

O suporte ao Apple Silicon havia sido anunciado em um tweet pelo próprio CEO e fundador do Dropbox, Drew Houston, em outubro passado. A promessa, junto com um pedido de desculpas, ocorreu após uma enxurrada de críticas de clientes e usuários do serviço, irritados com a resposta dada a um usuário no fórum oficial da empresa, que pedia suporte ao novo chip da Apple. "Essa ideia vai precisar de um pouco mais de apoio", disse um representante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte: Pxhere/Reprodução.Fonte:  Pxhere 

Quando será lançado o aplicativo Dropbox com suporte ao Apple Silicon?

Restrito por enquanto a um pequeno lote de sua base de usuários Mac, o aplicativo do Dropbox com suporte ao Apple Silicon deverá estar disponível globalmente em uma versão estável até o final de janeiro, segundo o MacRumors. Até agora, o compartilhador de arquivos tem funcionado com a tecnologia Rosetta 2, da Apple, que “traduz” aplicativos baseados em Intel nas máquinas Mac mais recentes.

Apesar de a tecnologia Rosetta 2 funcionar relativamente bem para a maioria dos usuários, os aplicativos ainda não especificamente otimizados e testados para o Apple M1 costumam rodar mais devagar nos novos computadores da Maçã, não permitindo os comprovados ganhos de desempenho e eficiência de energia oferecidos pelo novo chip.

Esse fraco desempenho, observado nos novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas levaram até mesmo a uma migração de usuários, do Dropbox para serviços rivais de armazenamento em nuvem. Para reverter essa tendência, é bem provável que o lançamento do suporte nativo do Dropbox ao Apple Silicon chegue a partir do mês que vem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.