Como converter milímetro para centímetro de forma simples

2 min de leitura
Imagem de: Como converter milímetro para centímetro de forma simples
Imagem: Shutterstock

O Sistema Internacional de Unidade (SI) é um conjunto de regras que estabelece as unidades mundiais referentes a grandezas. No caso de comprimentos, por exemplo, é usado o metro (m), mas essa não é a única forma de medir: existem também os submúltiplos capazes de mensurar pequenas extensões. Vamos ver a seguir como converter milímetro (mm) para centímetro (cm) e vice-versa.

Como converter milímetro para centímetro de forma simples

Aqui, vamos ensinar como fazer a conversão de medidas de um jeito rápido e usando sites. Se você tiver interesse em descobrir como transformar mm em cm sem precisar de ferramentas vá até a próxima seção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google

Se você quiser saber quanto é 50 milímetros em centímetros, por exemplo, pesquise diretamente no Google “50 mm em cm”. Também é possível digitar na barra de buscas “conversor de medidas” e escolher, na página de resultados, as unidades desejadas.

Use a barra de pesquisa para pesquisar de forma diretaUse a barra de pesquisa para pesquisar de forma diretaFonte:  Reprodução/Google 

Metric Conversions

Outra opção rápida e prática é o Metric Conversions, que, além de oferecer o resultado, também fornece diversas informações sobre o processo de conversão e a fórmula usada. Nele, basta colocar as unidades e os números desejados que resultado aparece em seguida.

O Metric Conversions oferece informações além da conversãoO Metric Conversions oferece informações além da conversão.Fonte:  Reprodução/Metric Conversions 

Ah, aqui vale o lembrete: fique de olho no formato que você quer que a resposta apareça. Ele pode ser decimal (por exemplo, no resultado acima, apareceria 5000000 cm) ou fracionado.

ConvertLIVE

O ConvertLIVE é um conversor online que, assim como o Metric Conversions, mostra mais do que a resposta, como a conversão de outros valores ou para outras unidades.

No ConvertLIVE, você tem uma tabela de conversãoNo ConvertLIVE, você tem uma tabela de conversão.Fonte:  Reprodução/ConvertLIVE 

Como converter milímetro para centímetro?

Agora que já vimos a maneira mais fácil, está na hora de entender a lógica que envolve a operação. Como a unidade de comprimentos é o metro, vamos usá-lo como medida de base.

Ao todo, existem 20 prefixos de unidade, como centi, mili e micro, por exemplo. Cada um tem uma potência de base 10 atrelado ao nome. No caso do centi, seria 10-2, enquanto mili é 10-3. Com isso, podemos dizer que:

  • 1 mm é igual a 10-3, ou 0,001, m;
  • 1 cm é igual a 10-2, ou 0,01, m.

A partir de uma regra de 3, vemos que:

  • 1 mm é igual a 0,1 cm;
  • 1 cm é igual a 10 mm.

Certo, mas o que isso significa para a gente? De uma forma geral, para transformar mm para cm, basta dividir o valor por 10. Enquanto isso, para fazer a operação reversa é só multiplicar por 10.

Achou confuso? Veja os exemplos:

  • Para transformar 100 mm em cm, faça 100/10. Como resultado, você tem: 100 mm = 10 cm.
  • Se quiser converter 10 cm em mm, faça 10 x 10. Isso dá como resultado 10 cm = 100 mm, o que comprova a conclusão acima.

Seja entendendo a lógica por trás da matemática ou usando ferramentas online, com essas dicas, a conversão fica simples. Agora, é só escolher o método e fazer a operação!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.