Veja como melhorar a qualidade de fotos online e de graça

4 min de leitura
Imagem de: Veja como melhorar a qualidade de fotos online e de graça
Imagem: Shutterstock

Graças aos smartphones e suas câmeras cada vez mais poderosas, qualquer pessoa pode registrar rapidamente os momentos mais importantes do dia. Porém, isso não significa que os usuários se tornaram, de uma hora para outra, fotógrafos profissionais. Assim, a qualidade da foto nem sempre fica tão boa quanto o esperado.

Pensando nisso, existem serviços online e gratuitos que prometem resolver esse problema dando um “tapa” na fotografia registrada pelos usuários. Essas plataformas não fazem “milagre”, mas são capazes de entregar as principais funcionalidades de softwares corretores de fotos, quebrando um galho para aqueles que não dominam essa habilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira que serviços são esses e quais são seus principais recursos.

Fotor

Este serviço online é capaz de combinar as suas fotos para encontrar a melhor combinação de luminosidade. (Fonte: Fotor/Reprodução)Esse serviço online consegue combinar as suas fotos para encontrar o melhor ajuste de luminosidade. (Fonte: Fotor/Reprodução)Fonte:  Fotor 

O Fotor é um editor de imagens bastante popular e concorrente direto do Photoshop. O software é conhecido pela facilidade de uso e recursos poderosos oferecidos para o usuário. Em sua versão online, disponível neste link, é possível utilizar o serviço de melhoramento de fotografias, uma plataforma que ajuda a corrigir imperfeições nas imagens.

O serviço se destaca por não exigir conhecimento prévio do usuário, bastando apenas escolher entre as opções de efeitos sugeridas. Na parte de correções, é possível ajustar o foco, aumentar o brilho e até se aventurar em remover alguns objetos da cena. A plataforma também disponibiliza um recurso de combinar fotos e, através da tecnologia de HDR, melhorar a resolução e luminosidade das imagens.

Enhancer

O Enchancer é para aqueles que querem um serviço de melhoramento de imagens prático e rápido. (Fonte: Enchancer/Reprodução)O Enchancer é para aqueles que querem um serviço de melhoramento de imagens prático e rápido. (Fonte: Enchancer/Reprodução)Fonte:  Enhancer 

Se você não quer ter muito trabalho corrigindo as suas fotos, o Enhancer talvez seja uma das melhores opções. O programa online utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade de fotos de forma rápida e precisa, sem que você tenha de ficar escolhendo que retoques dar em cada imagem.

Durante o processo de correção, o Enhancer melhora o enquadramento, aumenta o brilho de cenas escuras, corrige o contraste e confere nitidez para partes desfocadas da foto. O serviço é prático e muito fácil de usar: basta apenas fazer o upload do arquivo e poucos segundos depois baixar o resultado corrigido.

Ideal para aqueles que não têm noção nenhuma de fotografia, mas pouco indicado para os que querem algo mais avançado. Funciona bem no celular e no computador.

Adobe Spark

O mais completo da lista, o Adobe Spark disponibiliza recursos avançados para edição de imagem. (Fonte: Adobe Spark/Reprodução)O mais completo da lista, o Adobe Spark disponibiliza recursos avançados para edição de imagem. (Fonte: Adobe Spark/Reprodução)Fonte:  Adobe 

A Adobe é a proprietária dos softwares de criação mais conhecidos e utilizados no mundo, como o Photoshop e o Illustrator. Contudo, a empresa também oferece uma plataforma online para aqueles que querem apenas dar um retoque nas imagens, oferecendo recursos especializados para isso.

O Adobe Spark, entre todas as opções da lista, é o mais completo, mas também é o que oferece a curva de aprendizagem mais longa. Em um primeiro momento pode ser difícil encontrar as funções desejadas e por isso é preciso gastar um pouco de tempo conhecendo a plataforma.

As opções de redimensionamento, correção de cor e aplicação de efeitos estão na barra lateral direita. Já os demais efeitos podem ser encontrados no menu da esquerda. Também há um app disponível para smartphones.

FotoJet

O FotoJet é o serviço que possui a interface mais amigável, mas boa parte de seus recursos não é gratuito. (Fonte: FotoJet/Reprodução)O FotoJet é o serviço que tem a interface mais amigável, mas boa parte de seus recursos não é gratuito. (Fonte: FotoJet/Reprodução)Fonte:  FotoJet 

Muito semelhante ao Fotor, o FotoJet é outro serviço online para correção de imagens. A plataforma apresenta a interface mais intuitiva e amigável entre todas as opções listadas, sendo muito rápido e fácil aplicar os efeitos desejados nas fotos. Porém, boa parte dos recursos mais avançados — infelizmente — só está disponível para os assinantes, que precisam pagar uma mensalidade para usar essas funções.

Na modalidade gratuita, é possível cortar, redimensionar, rotacionar e corrigir a exposição e cores das fotografias. Também é possível adicionar efeitos, textos e bordas para tornar as fotos ainda mais personalizadas. Para os que querem algo bem pontual, é possível experimentar os recursos pagos para as primeiras edições.

Ashampoo Photo Optimizer

Este programa é ideal para quem precisa aplicar efeitos e corrigir muitas imagens de uma vez só. (Fonte: Ashampoo/Reprodução)Este programa é ideal para quem precisa aplicar efeitos e corrigir muitas imagens de uma vez só. (Fonte: Ashampoo/Reprodução)Fonte:  Ashampoo 

O Ashampoo Photo Optimizer é uma boa opção para quem precisa fazer o ajuste em uma grande quantidade de imagens ao mesmo tempo. O programa permite fazer a otimização automática de fotos, aplicando efeitos ou simplesmente corrigindo imperfeições, como pontos escuros ou desfocados.

Para quem quer fazer alterações ainda mais finas, o programa também disponibiliza um modo de correção que permite fazer edições em apenas uma imagem por vez. Nessa funcionalidade, é possível aplicar o modo automático e ajustá-lo manualmente ou fazer todo o retoque da forma que você preferir — recortando, rotacionando e aplicando efeitos.

O programa está disponível para download, mas a função de melhoramento de fotos pode ser utilizado online (no celular ou no PC).

E você, já conhecia estes editores de fotos gratuitos e online? Que outra opção de serviço você recomendaria para quem precisa corrigir imagens no PC ou no celular?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.