Leitor de QR Code: veja o top 5 para celular

3 min de leitura
Imagem de: Leitor de QR Code: veja o top 5 para celular
Imagem: Shutterstock

O QR Code se popularizou nos últimos anos pela grande facilidade que ele oferece ao disseminar as informações desejadas, bastando apenas mirar a câmera do celular para a imagem. Hoje, é possível encontrá-lo em restaurantes, bares, elevadores, propagandas televisivas, entre outros.

No entanto, alguns smartphones não têm softwares instalados em suas câmeras capazes de realizar a leitura do código, sendo necessário baixar um aplicativo para cumprir essa função.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, caso esse seja o seu caso, listamos os cinco melhores leitores de QR Code disponíveis para o seu celular.

Confira abaixo!

1. Google Lens

(Google/Reprodução)(Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google 

O Google Lens é um software da Google que utiliza a câmera do celular para identificar idiomas, animais, digitalizar textos e fazer a leitura de QR Codes. Sua utilização é simples e fácil, bastando que o usuário baixe o app em seu smartphone e posicione a câmera sobre o QR Code quando o aplicativo estiver aberto.

Automaticamente, ele fará a leitura e vai exibir um link para que você clique e seja direcionado para a informação atrelada ao código. O grande diferencial do Lens em relação aos outros apps, é que através dele é possível ter acesso a outras ferramentas muito úteis para o dia a dia, como traduzir placas e cardápios em viagens internacionais quando não tiver um amplo conhecimento da língua.

Para os usuários do iOS, o Google Lens está acoplado no aplicativo da Google, sendo preciso apenas abrir o app e clicar no ícone da câmera na barra de pesquisa.

2. Kaspersky QR Scanner

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Kaspersky QR Scanner é outra grande opção de leitor de QR Code que está disponível para celulares Android e iOS. Desenvolvido pela Kaspersky, uma grande empresa em segurança para a internet, o grande diferencial desse software está na ferramenta de proteção contra vírus e outros malwares que ele oferece aos seus usuários.

Ela funciona da seguinte forma: quando um código atrelado a um link perigoso é escaneado, ele bloqueia a abertura automática e faz uma sinalização sobre os riscos de abrir um site malicioso.

Além disso, outra função que oferece uma grande comodidade para o dia a dia é a disponibilização do histórico de leituras do código, possibilitando que os usuários acessem links que abriram em outros horários ou dias com apenas alguns cliques.

3. Leitor de QR Code & Barcode

(App Store/Reprodução)(Fonte: App Store/Reprodução)Fonte:  App Store 

O Leitor de QR Code & Barcode tem funcionalidades muito além do que apenas fazer a leitura dos códigos desejados. Ele também funciona como um criador de QR Code, sendo possível que você traga essa tecnologia para o seu negócio ou sua residência com apenas alguns cliques.

Como exemplo, você pode criar um QR Code e deixar na sua sala de estar ou porta de entrada para que as visitas se conectem no Wi-Fi facilmente ao colocar a câmera sobre o código.

Outro ponto de destaque do app, é que ele também consegue ler outros tipos de códigos, muito utilizados por empresas para a validação de ingressos, tickets ou outros tipos de informações. Alguns dos formatos suportados são: EAN 13, EAN 8, Code 128, Data Matrix , entre outros.

4. Leitor de QR Code — Código de Barra & Código QR

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Criado pela InShot Inc., este software funciona como um leitor de QR Code e de código de barras, sendo também uma ótima opção para verificar preços no mercado quando o valor do produto não está devidamente sinalizado.

Diferente de outros apps, o Leitor de QR Code permite que os usuários façam a abertura de livros ou outros documentos em PDF através da leitura do código utilizando a própria plataforma, sem precisar ter outro aplicativo instalado no celular — essa ferramenta é importante para os momentos em que os códigos direcionam o usuário para arquivos ou sites.

O aplicativo é prático e fácil de ser utilizado, sendo necessário apenas abrir o aplicativo e posicioná-lo sobre o código que deseja fazer a leitura.

5. QR Reader for iPhone

(Apple/Reprodução)(Fonte: Apple/Reprodução)Fonte:  Apple 

O QR Reader for iPhone é um software direcionado para aquelas pessoas que buscam um software integralizado com o sistema operacional da Apple. Assim como os demais apps, é necessário apenas abrir o aplicativo e deixar a câmera sobre o código para a leitura.

Apesar dos celulares mais atuais da empresa da maçã já terem essa funcionalidade em suas câmeras, o QR Reader for iPhone é ideal para os usuários que utilizam os smartphones mais antigos da marca.

Além disso, outro grande ponto positivo deste app é a possibilidade de compartilhar os códigos lidos com amigos e familiares, permitindo a disseminação de informações que julguem úteis ou interessantes.

Gostou da matéria? Então fique por dentro do TecMundo e não perca nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.