Microsoft Office recebe nova interface visual; veja como ficou

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Office recebe nova interface visual; veja como ficou
Imagem: Microsoft

A Microsoft já começou a liberar a atualização do MS Office que altera a interface de usuário (UI) do pacote de programas tanto do Office 365 quanto do Office 2021. A nova UI é projetada em cima da identidade visual do Windows 11, com cantos arredondados, e algumas alterações nos menus.

Por enquanto, os programas do Office estão adotando apenas as modificações estéticas, sem muitas alterações nos menus. No entanto, mudanças mais drásticas na interface devem chegar em um ou dois anos, segundo a Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de o Windows 11 trazer muitas mudanças de bastidores, boa parte relacionadas a segurança de dados, as diferenças mais notáveis estão na aparência do sistema. A barra de tarefas centralizada é a primeira alteração notável, mas, além de nem ser a alteração mais problemática, pode ser modificada facilmente para o padrão alinhado à esquerda da tela.

Novo visual do Office com bordas arredondadas.Novo visual do Office com bordas arredondadas.Fonte:  The Verge 

Toda identidade visual do Windows 11 é pensada com linhas e bordas suavizadas, arredondadas. Com isso, a atualização da interface dos aplicativos MS Office já começou a receber essas alterações de design.

Quem tiver o Office 2021, ou instalação via Office 365, já pode ativar e desativar a nova interface clicando no megafone no topo da janela dos aplicativos Word, PowerPoint, Excel e OneNote.

Estética x Produtividade

Duas modificações do Windows 11 que realmente estão se mostrando um problema são a remoção faixa de menu do Windows Explorer e alteração dos menus contextuais, escondendo funções extremamente úteis e muito utilizadas.

Na tentativa de entregar um visual menos poluído, a Microsoft optou por remover menus do Windows Explorer, que traziam funções como Arquivo e Visualização, além de esconder completamente funções mais avançadas. Os menus contextuais (botão direito) também foram reformuladas seguindo essa mesma linha.

Explorer do Windows 11 sem Menu Ribbon e com Menu Contextual simplificadoExplorer do Windows 11 sem Menu Ribbon e com Menu Contextual simplificadoFonte:  Microsoft 

Tanto usuários intensos quanto casuais irão notar botões "faltando" no Windows 11, que, na verdade estão escondidos em outras partes do sistema. Com essas mudanças visual, cria-se uma curva de aprendizado que pode prejudicar a produtividade.

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.