Google Look to Speak ganha suporte para português e mais idiomas

1 min de leitura
Imagem de: Google Look to Speak ganha suporte para português e mais idiomas
Imagem: Google Play Store

Um dos aplicativos mais marcantes na melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente aquelas com algum tipo de paralisia – o Google Look to Speak –, lançado apenas em inglês no final do ano passado, acaba de receber um acréscimo de 17 idiomas em seu banco de dados, inclusive o Português. O app usa a câmera de celulares Android para que pessoas impedidas de se comunicar formem frases apenas com o movimento dos olhos.

Divulgada na terça-feira (23) pelo Android Police, a atualização no repertório do Look to Speak é uma das ações do pacote de aplicativos de acessibilidade do Google que busca promover a inclusão digital de pessoas impossibilitadas ou incapacitadas de alguma forma. No caso do app, o smartphone lê em voz alta uma série de frases pré-determinadas e pré-escritas que são selecionadas pelo usuário ao olhar para sua localização na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Google Play Store/Divulgação.Fonte: Google Play Store/Divulgação.Fonte:  Google Play Store 

O que há de novo no Google Look to Speak?

A adição de suporte para novos idiomas é uma contribuição do Google para que um número maior de pessoas no mundo consiga se comunicar mais facilmente com seus familiares e cuidadores. Além do português, foram incluídos no pacote: árabe (árabe padrão moderno), bengali, alemão, espanhol (Espanha), espanhol (latino-americano), francês, hindi, indonésio, italiano, japonês, coreano, marata, tâmil, telugu, urdu e vietnamita.

Embora o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para rastrear movimentos dos olhos em uma câmera frontal não sejam nenhuma maravilha tecnológica, a solução do Google apresenta diversas vantagens. Primeiramente por poder ser instalada em qualquer smartphone, algo que a maioria das pessoas tem sempre à mão, e também pelo seu baixo custo quando comparada a outras soluções mais sofisticadas e caras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.