Veja como editar fotos no WhatsApp pelo computador

3 min de leitura
Imagem de: Veja como editar fotos no WhatsApp pelo computador
Imagem: Shutterstock

O WhatsApp continua sendo um dos aplicativos de mensagens favoritos da população mundial. Estima-se que a plataforma já tenha acumulado cerca de 2 bilhões de usuários, segundo dados levantados até fevereiro de 2020. Adquirido pelo Meta (antigo Facebook), de Mark Zuckerberg, em 2014, a equipe de desenvolvimento se dedica constantemente às melhorias de usabilidade do app.

Nesse sentido, já é possível encontrar soluções interessantes em todas as versões, levando em consideração reclamações e sugestões dos usuários ao longo dos anos. O WhatsApp Web, por exemplo, agora permite a edição de imagens antes que elas sejam enviadas. Quer saber como funciona na prática? Fique atento a todos os detalhes deste texto.

(Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Como editar fotos no WhatsApp pelo PC?

As últimas atualizações do WhatsApp permitem que os usuários acessem a versão web sem a necessidade de conexão com o aplicativo no celular. Isso facilitou a vida de diversas pessoas que utilizam o mensageiro profissionalmente, seja como um complemento para o trabalho, seja para conquistar novos clientes.

Com a ferramenta de edição de fotos instantâneas, é possível otimizar ainda mais a rotina no app, sobretudo pelos recursos criativos que podem ser incluídos nas imagens. Acompanhe o passo a passo para realizar essa ação.

Ao acessar a página do WhatsApp Web, selecione uma das conversas disponíveis na barra lateral esquerda. No canto inferior, clique no ícone específico para subir imagens, cujo símbolo é um clipe de papel localizado do lado esquerdo da barra para o envio de mensagens. Uma série de outros símbolos é exibida, portanto selecione o que corresponde às imagens.

(Tecmundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Vale destacar que existem dois tipos de imagens que podem ser abertas no WhatsApp Web. Uma delas, com símbolo de câmera, é para capturar imagens instantâneas. Você também pode editar fotos por meio dela, mas hoje vamos aprender como editar imagens que já estão (quase) prontas para o envio.

Depois de clicar no ícone de fotografia ou retrato, uma nova janela é aberta para que uma busca pelo arquivo seja realizada no computador. Após selecionar a imagem que deseja enviar, clique sobre ela e depois no botão “Abrir”. Você também pode dar dois toques rápidos em cima da foto para que essa ação aconteça.

Quando isso ocorrer, a imagem ficará disponível em uma pré-visualização no WhatsApp Web. É a partir desse ponto que as ferramentas de edição são apresentadas. Verifique todos os ícones dispostos logo acima da imagem para saber qual deles será necessário no momento. Há emojis, figurinhas, ferramentas de texto, lápis/pincel para desenho livre, corte e giro de imagem e flechas que podem desfazer e refazer ações.

(Tecmundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Caso deseje adicionar emojis, clique no primeiro símbolo para ver uma lista de opções visuais. Você também pode usar a barra de pesquisa interna para procurar um emoji específico. Quando encontrar seu favorito, clique nele para adicionar à imagem e reposicioná-lo. O mesmo pode ser feito no ícone de figurinhas, no qual você visualiza todas as opções que estão salvas na galeria interna no WhatsApp.

Se desejar escrever algo ou utilizar o lápis, clique nos ícones seguintes. Logo abaixo, você pode mudar as cores do texto ou do lápis. É possível também escolher a fonte desejada e tirar a caixa que fica ao fundo do texto, obtendo transparência. Com o lápis/pincel, há a opção de aumentar o tamanho do traço ao lado das cores.

(Tecmundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Para cortar, girar ou reposicionar a imagem da maneira que quiser, clique no próximo símbolo, que é similar a um quadrado. Alguns pontos estarão dispostos ao redor da foto. Clique em um deles para cortar, visualizando a parte cortada mais escura. Os ícones dispostos abaixo da imagem indicam como girá-la, começando da esquerda para baixo ou da direita para baixo.

Quando as edições estiverem concluídas, clique no botão de conclusão localizado no canto direito. A imagem estará pronta para o envio, seja pela forma tradicional, seja pela visualização única, disponível na barra de mensagens, cujo símbolo é o número 1 dentro de um círculo pontilhado. Faça uma legenda, se necessário, incluindo texto e emojis.

(Tecmundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Outros recursos interessantes do WhatsApp

Além de editar imagens sem a necessidade de outros aplicativos, o WhatsApp oferece a opção de arquivar conversas para sempre, mesmo quando algum contato enviar uma nova mensagem. Para isso, acesse as configurações do app e em seguida toque em "Conversas". Por lá, é possível ativar ou desativar essa opção, garantindo mais privacidade no mensageiro.

Gostou? Então não deixe de aproveitar todas essas dicas agora mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.