App de wallpaper do Google atinge 500 milhões de downloads

1 min de leitura
Imagem de: App de wallpaper do Google atinge 500 milhões de downloads
Imagem: Divulgação/Google
Avatar do autor

O aplicativo Google Wallpapers, também conhecido como Planos de Fundo, atingiu a marca de 500 milhões de downloads na Play Store. O serviço, lançado em 2016, oferece uma seleção de papéis de parede com artistas, fotógrafos selecionados e até do Google Earth.

O app conta com diversas categorias de imagens, como paisagens naturais, texturas, formas geométricas e temas interativos para a tela inicial, painel de bloqueio ou ambos. Há, também, a opção de alterar automaticamente o plano de fundo a cada 24 horas usando a coleção da companhia como base. Além disso, é possível utilizar imagens dentro do armazenamento interno do equipamento como wallpaper.

A interface é minimalista e não apresenta propagandasA interface é minimalista e não apresenta propagandasFonte:  Reprodução/Tadeu Mattos 

Não obstante, o aplicativo já vem pré-instalado em dispositivos Pixel, então os celulares podem ter contribuído para o recorde — certas coleções da ferramenta são exclusivas da linha de smartphones.

Dentro da Play Store, o Google Planos de Fundo disputa espaço com programas pagos e gratuitos, como o Zedge, o Resplash e o Sphaera, que cria uma "pintura" com base em mapas de cidade. Alguns usuários podem até preferir buscar imagens em redes sociais como o Reddit e o Artstation.

A competição ficará ainda mais intensa após o lançamento do Wallpaper Engine, um software de personalização popular em computadores, no Android, o que deve acontecer nas próximas semanas.