Facebook: Metaverso será lançado para trabalho, redes sociais e mais

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: Metaverso será lançado para trabalho, redes sociais e mais
Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock
Avatar do autor

O Facebook anunciou, nesta quinta-feira (28), durante o evento Connect, que lançará várias soluções para o trabalho, fitness, games e para redes sociais de Realidade Aumentada (AR, em inglês) e Realidade Virtual (VR, em inglês).

De acordo com a empresa, as novidades fazem parte de um “esforço para construir o metaverso”, que parecerá “um híbrido das experiências sociais online, expandido para as três dimensões”.

Oculus Quest

Confira, a seguir, os principais anúncios da gigante da tecnologia sobre dispositivos de AR e VR.

  • Horizon Home: o Horizon Home será uma atualização do atual serviço de VR da empresa. Dentre as novidades, a solução terá festas para amigos. Quando os usuários entrarem em uma Oculus Party, com o Oculus Quest 2, será possível convidar as pessoas para o encontro no ambiente virtual. A festa utilizará os avatares dos usuários e dentro do espaço será possível conversar, assistir vídeos juntos, jogar e utilizar aplicativos.
  • Chamadas do Messenger em VR: em breve, os usuários poderão se comunicar com amigos no Messenger com chamadas em VR. As chamadas em ambiente virtual poderão ser feitas de qualquer lugar.
  • Supernatural Boxing: o app de VR de luta ganhará novos exercícios utilizados por atletas profissionais.
  • Active Pack para Quest 2: o Facebook está criando um pacote de acessórios fitness que torna o Quest 2 mais confortável, com alças de controle para quando as atividades físicas ficam intensas e uma interface que pode limpar o suor, tornando suas sessões mais confortáveis. A novidade chega em 2022.
  • Novidades para o trabalho: dentre as novidades corporativas, o Quest ganhará recursos como a capacidade de fazer login com uma conta de trabalho em vez da conta pessoal do Facebook. Ele também dará às empresas as ferramentas de que precisam, como gerenciamento de contas, integração de IDP e SSO, gerenciamento de dispositivos móveis e muito mais.
  • Aplicativos chegando à Quest no Horizon Home: em breve, aplicativos como Slack, Dropbox, Instagram e outros funcionarão em VR com um painel 2D no Horizon Home — para que o usuário possa realizar várias tarefas ao mesmo tempo. A intenção é disponibilizar as tarefas da internet 2D para o metaverso. Hoje, apps como Facebook, Instagram, Smartsheet e Spike já estarão disponíveis.
  • Personalização das salas de trabalho: as salas de trabalho das empresas no Horizon Home poderão ser personalizadas com o logotipo, pôsteres e toda a identidade visual das empresas.
  • Polar (codinome): este é um novo aplicativo gratuito que terá um beta fechado para iOS, que facilita que criadores de conteúdo imaginem, criem e compartilhem efeitos e filtros de AR sem a necessidade de codificar ou trabalhar no Spark AR Studio (software do Facebook).