Samsung anuncia One UI 4 baseada no Android 12; veja novidades

1 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia One UI 4 baseada no Android 12; veja novidades
Imagem: Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung apresentou durante o evento Developers Conference 2021, nesta terça-feira (26), a One UI 4, versão mais recente da interface para dispositivos móveis da empresa. A atualização promete mais recursos de personalização — como a adaptação das cores de acordo com os tons do papel de parede — além de melhorias no desempenho.

Segundo a empresa, a nova interface, que é baseada no Android 12, "combina as melhores funções de privacidade e segurança, permitindo que os usuários personalizem todas as permissões para que estejam sempre no controle de seus dados".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Divulgação

O foco da empresa parece mesmo ter sido o aprimoramento da privacidade. O sistema operacional dá acesso mais rápido a todas as permissões do smartphone e indica ao usuário quais aplicativos estão utilizando câmeras ou microfone — para isso, deve acender uma luz verde no canto superior da tela.

Entre as novidades, também está o recurso para "dividir" o display, até mesmo em aplicativos que não têm suporte para a função, como Instagram, Facebook e apps de bancos. Em relação ao visual, o menu de widgets agora tem as bordas arredondas e aparece em uma lista vertical. Outras seções, como de configurações e assistência do aparelho, ganharam melhorias sutis.

A One UI 4 deve se expandir para outros produtos do ecossistema da empresa, incluindo computadores, tablets e relógios. Com o Quick Share, por exemplo, os usuários poderão transferir materiais entre aparelhos da linha Galaxy, incluindo os Galaxy Book e Buds.

Mais acessibilidade

A One UI 4 também conta com algumas melhorias no quesito acessibilidade. A tela com as configurações de visibilidade (para aumentar a fonte, o contraste ou inverter as cores, por exemplo) agora está está mais visual, com ícones identificando todas as opções de tamanhos de letras.

Um novo botão com os recursos de acessibilidade também foi adicionado na lateral inferior da tela principal. Assim, não será preciso acessar vários menus e abas da interface para encontrar as opções disponíveis para as pessoas com deficiência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.