Adobe permite usar Photoshop e Illustrator no navegador

1 min de leitura
Imagem de: Adobe permite usar Photoshop e Illustrator no navegador
Imagem: Divulgação/Adobe

Nesta terça-feira (26), a Adobe anunciou durante o evento MAX 2021 o lançamento de um Beta aberto do Photoshop e um teste fechado do Illustrator em navegadores, eliminando a necessidade de instalar os apps no PC. A companhia também revelou os aplicativos para trabalho colaborativo Creative Cloud Spaces e Canvas para a web.

Com as iniciativas, artistas terão acesso fácil e rápido a ferramentas populares de edição leve, como Laço, Varinha mágica e Cortar. Será possível compartilhar a imagem com clientes ou amigos para feedback por meio de links enviados por e-mail e outros softwares de mensagens, similar ao sistema do Google Docs. Usuários com os aplicativos instalados no computador também poderão gerar URLs para arquivos.

Imagem editada no Illustrator para web; a plataforma não terá todos os recursos do software tradicionalImagem editada no Illustrator para web; a plataforma não terá todos os recursos do software tradicional.Fonte:  Reprodução/ Gadgets 360 

Embora seja necessário ter uma assinatura no Creative Cloud para editar imagens no Photoshop e no Illustrator para web, nada será exigido para visualizar as obras. Ademais, o autor conseguirá delimitar permissões no link, tornando-o público ou exclusivo.  Os "avaliadores" também poderão comentar no trabalho e especificar as sugestões com linhas ou marcadores.

A empresa afirmou que as iniciativas serão, inicialmente, limitadas ao Google Chrome e ao Microsoft Edge.

Facilitando trabalhos em grupo

A Adobe também revelou detalhes do Creative Cloud Canvas e do Creative Cloud Spaces, que serão parte de uma suíte de serviços do Creative Cloud Web. A primeira iniciativa será uma forma de exibir e conferir trabalhos criativos dentro de um projeto para avaliação e exploração de ideias com colegas em tempo real, em uma espécie de mural compartilhado.

Exemplo de interface do CanvasExemplo de interface do Canvas.Fonte:  Divulgação/Adobe 

A segunda novidade é um repositório para acesso e armazenamento rápido de arquivos, bibliotecas e links para agilizar e centralizar trabalhos de projetos em grupos. Os dois programas estão em Beta fechado e serão lançados em 2022.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.