Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem nova interface no Edge

1 min de leitura
Imagem de: Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem nova interface no Edge
Imagem: Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou uma atualização do navegador Edge que modificará a forma que o serviço é exibido no gerenciador de tarefas. Disponível para usuários do Windows 11 no programa de testes Insider que usam a versão estável 94 do Edge, a iniciativa tenta explicar com mais detalhes o uso de recursos do programa para ajustes de performance.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, o gerenciador de tarefas representa as diferentes atividades do software com o mesmo ícone e nome. Após a introdução da novidade, a arquitetura de multiprocessos do programa será evidenciada, incluindo descrições sobre tarefas da GPU, extensões, entre outros, como é possível observar abaixo.

Nova distribuição de processos do Edge no gerenciador de tarefasNova distribuição de processos do Edge no gerenciador de tarefasFonte:  Divulgação/Windows 

Mais detalhes e controle

Os processos de navegador, que gerenciam guias e controlam a interface básica de sites, os de GPUs, responsáveis pela comunicação com a unidade de processamento gráfico para exibir vídeos, por exemplo, e os de crashpad, que mandam relatórios de erro, agora têm ícones únicos.

Já plug-ins, extensões e outros serviços utilitários são exibidos com seus respectivos nomes e funcionalidades, enquanto guias ganham uma nomenclatura apropriada, junto com os subquadros, que normalmente são usados para propagandas.

Alguns processos podem ter diversos itens listados no gerenciador. Neste caso, o usuário pode selecioná-los para expansão e monitoramento.

Guia com vários itens; o cliente só pode fechar a tarefa principal, que acabará com todos as outras nos submenusGuia com vários itens; o cliente só pode fechar a tarefa principal, que acabará com todos as outras nos submenusFonte:  Divulgação/ 

Caso o usuário interrompa certos processos, o Edge apresentará comportamentos distintos. Acabar com a tarefa "GPU", por exemplo, irá, na verdade, reiniciá-la, o que fará a janela do navegador ficar preta por alguns segundos. Já o "navegador" vai fechar todos os processos relacionados ao Edge operando no momento.

Gerenciamento dentro do Edge

É possível conferir uma "prévia" da iniciativa dentro do serviço. O atual gerenciador de tarefas do navegador também detalha o uso de diferentes funções e recursos e pode ser acessado dentro do menu "Mais ferramentas", na opção "Configurações e mais" que fica no canto superior direito da interface do software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.