WhatsApp pode estar trabalhando em recurso de 'Comunidades'

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp pode estar trabalhando em recurso de 'Comunidades'
Imagem: Reprodução/HeikoAl, Pixabay
Avatar do autor

Nesta segunda-feira (11), o portal XDA Developers destrinchou a edição beta mais recente do aplicativo WhatsApp e identificou um novo recurso chamado "Community" — "Comunidade" em tradução livre. Visível na versão 2.21.21.6, a ferramenta não foi detalhada pelo serviço e o site especula que pode ser uma nova forma de conversa que existirá ao lado dos tradicionais grupos, trazendo mais funções de rede social ao mensageiro.

Segundo as cadeias de caracteres (strings), a novidade usará um sistema de convites para permitir a entrada de novos membros. Clientes também conseguem fornecer códigos QR como um atalho para acesso.

Similar ao que já existe no mensageiro, a iniciativa terá administradores, que poderão definir permissões aos outros participantes, além de alterar descrições das comunidades e ter acesso a outras configurações.

Exemplo de códigos que exibem as novas "comunidades"Exemplo de códigos que exibem as novas "comunidades"Fonte:  Reprodução/ XDA Developers 

E o que pode ser?

Inicialmente, o portal especulou que as comunidades eram apenas uma mudança no nome do recurso já existente, mas os strings são novos e uma linha chega a mencionar os grupos em sua descrição.

Porém, sem detalhes fornecidos pela companhia, ainda é impossível determinar o objetivo da iniciativa. Entre as expectativas, o XDA Developers acredita que as comunidades podem ser canais que agregam vários grupos ao mesmo tempo. Também é possível que seja um local para transmissão de mensagens com foco informativo, como acontece nos Canais do Telegram, e que incorpora discussões em threads.

O site WABetaInfo afirma que está aguardando capturas de tela antes de discutir sobre o vazamento. Enquanto isso, todos os detalhes sobre a nova funcionalidade devem ser considerados rumores.