Estúdio musical no PC

2 min de leitura
Imagem de: Estúdio musical no PC
Imagem: Unsplash

O avanço tecnológico proporciona muitas facilidades, permitindo que atividades — antes apenas realizadas presencialmente — pudessem também migrar para o online. Entre elas, estão os estúdios musicais, que fornecem ferramentas profissionais para que os usuários façam suas produções de onde estiverem.

Atualmente, existem diversos softwares com esse intuito, que oferecem funções únicas ou semelhantes aos demais. Para te ajudar nessa escolha, apresentamos uma seleção dos principais programas disponíveis.

1. Psycle  

A primeira versção do Psycle foi lançada em 2001. Ele está disponível apenas para o Windows. (Wikimedia Commons/Reprodução)A primeira versão do Psycle foi lançada em 2001. Ele está disponível apenas para o Windows. (Wikimedia Commons/Reprodução)Fonte:  Wikimedia Commons 

O Psycle é um dos estúdios musicais mais populares na internet. Além de contar com funções profissionais, ele permite que seus usuários sintetizem e adicionem efeitos às suas criações. O software é disponibilizado gratuitamente e não é necessário pagar nenhum valor mensal para ter acesso a funções premium.

Sua funcionalidade pode parecer um pouco complexa no início, mas isso é devido à quantidade de ferramentas que ele oferece. Os sons são produzidos através do teclado do seu computador e é preciso ficar atento aos comandos para chegar no resultado desejado.

Ele deve agradar a todos aqueles que procuram um programa com mais complexidade e gratuito.

2. Bitwig Studio

O Bitwig possui suporte para Windows, Mac e Linux, exigindo configurações específicas de cada um deles. (Bitwig/Reprodução)O Bitwig tem suporte para Windows, Mac e Linux, exigindo configurações específicas para cada um deles. (Fonte: Bitwig/Reprodução)Fonte:  Bitwig 

O Bitwig Studio foi desenvolvido no intuito de ser um estúdio musical profissional. Apesar de todas as suas funcionalidades estarem dispostas de forma gratuita, é preciso adquirir o pacote do software para salvar ou exportar suas criações — e o valor pode não ser acessível a todos, visto que atualmente ele está custando R$ 2.417.

Entretanto, as funções do Bitwig justificam o investimento no software. Ele oferece uma série de pacotes sonoros e plugin de áudio, disponibilizados constantemente pelos seus desenvolvedores.

Como era de se esperar, a quantidade de funções podem deixar os usuários mais leigos um pouco confusos no início. Mas saiba que a Bitwig, empresa responsável pelo programa, lança diversos vídeos com tutoriais em seu canal do YouTube.

3. Melodyne Studio

O Melodyne Studio se tornou um dos softwares mais populares de sua categoria. Ele funciona em computadores com Windows e Mac. (Baixaki/Reprodução)O Melodyne Studio se tornou um dos softwares mais populares de sua categoria. Ele funciona em computadores com Windows e Mac. (Fonte: Baixaki/Reprodução)Fonte:  Baixaki 

O Melodyne Studio não deixa a desejar quando se trata de produção musical, oferecendo uma plataforma completa para seus usuários. O software permite trabalhar com texturas mais complexas, envolvendo uma série de camadas sonoras.

Antes da edição, é possível escolher entre utilizar o programa para a gravação do áudio ou importá-lo de outros softwares. O Melodyne Studio consegue processar arquivos do ProTools, Logic, Cubase, Sonar, entre outros.

No entanto, o software não oferece uma versão gratuita. Se você deseja comprá-lo, é necessário investir R$ 4.269 para ter acesso à versão mais atual. Outro ponto negativo está na impossibilidade de trabalhar sons que estejam no formato MP3, necessitando realizar a conversão do arquivo antes de subi-lo para o programa.

4. mp3DirectCut

Apesar de simples, o mp3DirectCut apresenta funções interessantes. Ele roda em máquinas com Windows ou Linux. (mp3DirectCut/Reprodução)Apesar de simples, o mp3DirectCut apresenta funções interessantes. Ele roda em máquinas com Windows ou Linux. (Fonte: mp3DirectCut/Reprodução)Fonte:  mp3DirectCut 

O mp3DirectCut é o software mais acessível e com funções mais limitadas de nossa seleção. Ele é direcionado para aqueles que desejam um simples editor de áudios para trabalhos do dia a dia — como inclusão em vídeos — ou hobby.

Um dos seus grandes pontos positivos está na possibilidade de alterar a linguagem do programa para o português.

Suas ferramentas de destaque são básicas, mas oferecem algumas possibilidades de recorte e edição de trechos do áudio. Sua funcionalidade também é simples, não exigindo muito conhecimento sobre o tema. O mp3DirectCut é disponibilizado gratuitamente.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de sempre conferir o TecMundo para estar por dentro de tudo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.