Programas para fazer mapa mental

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Programas para fazer mapa mental
Imagem: Pexels

Estudos apontam que todos nós podemos ser muito criativos e precisamos apenas de alguns impulsos para que essa habilidade seja desenvolvida. A criatividade pode ir muito além das atividades artísticas, apresentando soluções verdadeiramente inovadoras e lógicas para o cotidiano das pessoas. Uma boa forma de despertar esse lado em nosso cérebro — fornecendo organização — é o uso de mapas mentais.

Quem gosta de fazer anotações e relacionar alguns conceitos de estudos com diversas áreas da vida pode se identificar com essa ferramenta extremamente potente, e se divertir com todas as possibilidades que ela oferece.

O que é mapa mental?

Os mapas mentais consistem basicamente em um sistema de organização facilitado e criativo para que as pessoas possam fazer diversas anotações, criando conexões diretas com tudo aquilo que está disposto no mapa e, assim, aprimorando seu conhecimento.

O conceito foi formulado inicialmente pelo psicólogo inglês Tony Buzan, que percebeu que a técnica poderia ser muito útil no momento em que informações seriam guardadas pelas pessoas. A ideia é que tudo fique em um único local, para que a gestão de aprendizado seja facilitada.

Por ser algo bastante personalizável e intuitivo, não se pode dizer que existe um único método de realizar mapas mentais, afinal, todos podem construir os seus próprios, incluindo imagens, desenhos e outros elementos que vão aflorar a sua criatividade.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre os mapas mentais e sobre como é o processo de criação deles, não pode deixar de aproveitar a nossa lista com os melhores programas para produzi-los virtualmente.

Miro

Miro online - Mapa Mental(Fonte: Miro online - Mapa Mental)

A Miro online - Mapa Mental é um quadro branco online infinito e colaborativo. Ela já oferece templates prontos gratuitos para criar mapas mentais online, mas também possui uma interface bem intuitiva com funcionalidades de esquema de cores, "arrasta e solta", agrupamento e organização automática dos temas e mais. O destaque da ferramenta é a possibilidade de toda equipe colaborar ao mesmo tempo online no board, deixando reuniões online ou presenciais mais divertidas e engajadas com emojis, reações, votações, cronômetro e comentários.

A ferramenta é usada por mais de 25 milhões de pessoas no mundo todo e por empresas como Dell, Cisco, Zendesk e Deloitte. O app funciona como ferramenta para criar mapas mentais online, mas por imitar a tradicional lousa física, permite também fazer brainstorming, criar online diagramas e fluxogramas, quadros Kanban, SWOT e mais para planejar e executar sua estratégia toda em um único lugar.

Iris — Mapas Mentais

(Iris/Reprodução)(Fonte: Iris/Reprodução)Fonte:  Iris 

Para começar, precisamos falar sobre Iris — Mapas Mentais, que certamente vai te ajudar em seu processo de criação com muita autonomia e praticidade. A plataforma é bastante simples e intuitiva, e tem ferramentas verdadeiramente cativantes para quem está começando a descobrir sobre esse modo de anotar coisas.

Um fato interessante é a possibilidade de criação e compartilhamento de um verdadeiro brainstorm, colocando diversas ideias aleatórias e fazendo conexões posteriores. Dessa maneira, aproveite os recursos ofertados e divirta-se em todos os momentos em que precisar ser criativo.

Bizagi Modeler

(Bizagi/Reprodução)(Fonte: Bizagi/Reprodução)Fonte:  Bizagi 

Desenvolvido principalmente para ambientes corporativos, esse programa pode surpreender na criação de mapas mentais, sobretudo por todas as ferramentas disponibilizadas em seus canais. As empresas que quiserem aproveitá-lo poderão integrar todos os seus colaboradores em atividades relevantes, mostrando como a gestão das informações pode ser facilitada em todos os sentidos.

Uma grande vantagem é o armazenamento em nuvem que é permitido, o que garante autonomia nas relações e no conteúdo que estará disposto pelo mapa. Além disso, os desenvolvedores prometem que, com o Bizagi Modeler, novas questões poderão ser aprofundadas e os processos internos serão melhorados para aumentar a produtividade na companhia.

FreeMind

(Joerg Mueller/Reprodução)(Fonte: Joerg Mueller/Reprodução)Fonte:  Joerg Mueller 

Quem conhece a plataforma Java sabe um pouco sobre como seus principais mecanismos funcionam. Nesse sentido, o FreeMind é uma excelente opção dentro do Java para quem deseja fazer mapas mentais com eficiência e praticidade. Ao acessar o programa, você já poderá criar relações entre os conteúdos anotados, personalizando tudo de um jeito prático sempre que quiser.

É possível inserir links, exportar imagens em formatos como PNG e JPEG, documentos em PDF, inserir pesquisas relacionadas e também fazer ligações indiretas com o que estiver disposto na tela. Não deixe de conhecer o software para se desenvolver criativamente e com simplicidade.

MindMapFree

(MindMapFree/Reprodução)(Fonte: MindMapFree/Reprodução)Fonte:  MindMapFree 

O MindMapFree, apresenta ferramentas de fácil compreensão, embora muitos usuários já tenham relatado que algumas de suas funções são um pouco limitadas. Em linhas gerais, o software é bom para quem ainda está aprendendo como funciona uma ferramenta para criar um mapa mental.

Para utilizá-lo é muito simples, basta fazer o download do programa e conferir o menu que surgirá na interface, criando notas para todas as ocasiões e fazendo conexões entre os conteúdos organizados por ali. Você também poderá criar mapas conceituais e desenvolver as ideias posteriormente.

Diagram Designer

(MeeSoft/Reprodução)(Fonte: MeeSoft/Reprodução)Fonte:  MeeSoft 

Fechando a lista de recomendações de bons programas para construir mapa mental, temos o Diagram Designer. Desenvolvido pela MeeSoft, como o próprio nome pode sugerir, o software se apresenta como um editor de diagramas bastante potente. Dentro desse contexto, a criação de mapas mentais fica ainda melhor quando ferramentas de ilustração surgem para aprimorar a técnica e deixar tudo ainda mais atrativo para o desenvolvimento da sua criatividade.

É possível criar balões com inúmeros formatos, como losangos, quadrados, trapézios e círculos, tudo de forma bastante dinâmica. Além disso, os gráficos podem ser exportados em formatos de imagem e documento para serem compartilhados ou impressos. Você sempre poderá editá-los e adicionar ainda mais detalhes aos seus mapas mentais.

Gostou? Não deixe de aproveitar todas as vantagens que esses programas oferecem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.