Programas para reproduzir VS

3 min de leitura
Imagem de: Programas para reproduzir VS
Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash

Em meio a tantos avanços tecnológicos, o ramo musical não poderia ficar de fora. Afinal, existem diversas técnicas sendo aprimoradas entre os compositores para criar melodias, canções e jingles de forma rápida e prática. Uma das técnicas que mais ganharam popularidade nos últimos anos é a de Virtual Sound (VS). Mas você sabe exatamente o que isso significa?

O que é Virtual Sound?

Em linhas gerais, Virtual Sound são reproduções de som que podem ser geradas por meio de aparelhos eletrônicos. Na falta de um instrumento, por exemplo, alguns programas são capazes de substituí-lo para que sua falta física não seja tão impactante.

Conheça mais sobre o Virtual Sound para aprimorar suas composições musicais. (Rupam Dutta/Unsplash/Reprodução)Conheça mais o VS para aprimorar suas composições musicais. (Rupam Dutta/Unsplash/Reprodução)Fonte:  Rupam Dutta/Unsplash 

Inclusive, existem diversos mecanismos que fazem os instrumentos virtuais se parecerem muito com os verdadeiros, deixando tudo mais ágil para os músicos no momento em que precisarem trabalhar com questões muito distantes de sua realidade.

A facilidade dos recursos de VS possibilita que cada vez menos pessoas estejam envolvidas em uma banda. Em tempos de pandemia, isso se tornou algo ainda mais recorrente, pois evita aglomerações em vários níveis.

Quais são os melhores reprodutores de VS?

Se você teve interesse nessa técnica e quer saber mais do assunto, não pode deixar de conferir os programas que listamos abaixo. Você verá todas as vantagens e desvantagens ao escolher cada um deles. Nossa missão é ajudar na escolha de alguns dos melhores reprodutores para VS no Windows. Confira!

Ableton Live

(Ableton/Reprodução)(Ableton/Reprodução)Fonte:  Ableton 

Enquadrado como um Digital Audio Workstation (DAW), que, em tradução livre, seria algo como "estação de trabalho para áudio digital", esse software foi lançado em 2018 para os sistemas operacionais mais populares do mercado, incluindo o Windows — a partir da 7ª versão.

Uma característica que o diferencia de outros programas é a facilidade em seu manuseio, além de ser essencial para apresentações ao vivo, substituindo a maioria dos instrumentos, também facilitando composições e criações de arranjos em estúdio de forma virtual. Ableton Live apresenta uma coleção imensa de efeitos, importando e exportando vídeos em diversos formatos sonoros como WAV, MP3 e FLAC.

Voicemeeter

(VB Audio Software/Reprodução)(VB Audio Software/Reprodução)Fonte:  VB Audio Software 

Outra possibilidade disponível para download é o Voicemeeter, que trabalha diretamente com a questão sonora da voz. Além de realizar manipulações em tempo real naquilo que está sendo dito ou cantado, é possível distorcê-la em diferentes aspectos para aumentar graves, diminuir ruídos e criar novas percepções a partir de um único arquivo.

É interessante perceber como o programa pode ser usado em diversos projetos de áudio, mostrando a versatilidade das vozes das pessoas. Dentro do programa, há alguns componentes específicos, como microfone, reprodutor de virtual sound, monitoramento e edição de som, além de canais de controle.

Audio Playback Recorder

(Tongsoft/Reprodução)(Tongsoft/Reprodução)Fonte:  Tongsoft 

Especializado na gravação de áudios, esse programa vai te surpreender com todas as funções que é capaz de desempenhar. De modo amplo, o Audio Playback Recorder cumpre o que promete em seu título, afinal, ele é perfeito para gravar sons oriundos do campo virtual, como o próprio computador, além de oferecer ferramentas de edição e manipulação de todos os elementos capturados.

Dessa maneira, os usuários que quiserem utilizá-lo poderão realizar uma série de ações virtuais, incluindo conversões para inúmeros formatos e reprodutores, sendo um software indispensável para quem deseja se infiltrar nos meios musicais de virtual sound.

Solo Performer Show Controller

(Alien Apparatus Company, Inc./Reprodução)(Alien Apparatus Company, Inc./Reprodução)Fonte:  Alien Apparatus Company, Inc. 

Para músicos que desejam se apresentar ou compor sozinhos e não têm o domínio de diversos instrumentos, esse programa para Windows pode ser uma solução efetiva em todos os sentidos, afinal ele oferece uma gama de possibilidades criativas, que podem ser usadas sem complexidade.

Dentro de seu pacote de diferenciais estão a reprodução de VS com áudio em playback, letras de diversas músicas e controle de efeitos de som. Ele também possibilita que, em uma apresentação ao vivo, as luzes do palco sejam controladas em um único local. Dessa forma, os shows são facilitados, principalmente se você estiver sozinho nessa jornada musical.

FL Studio

(Image-Line/Reprodução)(Image-Line/Reprodução)Fonte:  Image-Line 

Para fechar esta lista de recomendações, não poderíamos deixar de citar FL Studio (Fruity Loops Studio), um sequenciador de áudio para que suas músicas sejam editadas em um único ambiente de forma segura, fácil e prática. Suas características principais tratam de edição e mixagem de som para todos os públicos, permitindo gravação de instrumentos por VS e voz.

O software também oferece efeitos como reverb, delay e filtros para aprimoramento das composições, além de ser compatível com ASIO e WDM. Uma vantagem é poder salvar tudo aquilo que for criado dentro do programa em formatos diferentes como WAV, MIDI e MP3.

Se você gostou de todas as opções listadas, não deixe de nos contar qual é a melhor delas na sua opinião!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.