Windows 11: bug causa uso exagerado de RAM e pode gerar lentidão

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: bug causa uso exagerado de RAM e pode gerar lentidão
Imagem: Microsoft

Lançado oficialmente nesta semana, o Windows 11 está apresentando um problema de vazamento de memória. Esse bug ocorre quando um programa consome lentamente a memória RAM do computador mesmo após ser fechado.

Constatado por membros do Windows Insider, a falha está sendo frequente ao abrir janelas do Explorador de Arquivos. Isso pode começar a causar lentidão nos PCs com o novo sistema operacional da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Equipe do DigitalTrends fez teste abrindo 50 janelas do Explorador de Arquivos.Equipe do DigitalTrends fez teste abrindo 50 janelas do Explorador de Arquivos.Fonte:  DigitalTrends 

O DigitalTrends realizou um teste para analisar o bug e abriu cerca de 50 janelas do Explorador de Arquivos no Windows 11. Então, o Gerenciador de Tarefas foi usado para medir a quantidade de RAM consumida pelo software.

Em modo inativo, o Explorador usa cerca de 80 MB de memória e, após abrir as 50 abas, o consumo saltou para 640 MB. No entanto, ao fechar todas as telas, o programa seguiu utilizando cerca de 420 MB.

Surpreendentemente, mesmo com o software totalmente fechado, o backlog de RAM continuou aumentando lentamente. Os especialistas observaram que o consumo subia 3 MB a cada vez e chegou a atingir mais de 1 GB.

Ao repetir o teste usando o Monitor de Recursos, a equipe do DigitalTrends se deparou com os mesmos resultados de consumo de RAM. Com isso, a memória “roubada” por essa tarefa não pode ser compartilhada com outros programas e causa lentidão nos PCs.

Vazamento de memória também é comum em softwares do Windows 10.Vazamento de memória também é comum em softwares do Windows 10.Fonte:  PxHere 

Antigo bug do Windows 10

Conforme o DigitalTrends, o problema de vazamento de memória também é algo comum em programas no Windows 10. Entretanto, o bug não causa tanto consumo de RAM como acontece no novo sistema operacional.

Em ambas as plataformas, a única solução é reiniciar o software através do Gerenciador de Tarefas ou reiniciar completamente o PC. Enquanto isso, os usuários devem aguardar até que a Microsoft lance uma atualização que corrija a falha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.