Windows 11: confira as 5 melhores novidades da atualização

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11: confira as 5 melhores novidades da atualização
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Windows 11 foi lançado oficialmente no Brasil nesta terça-feira (05), após meses de espera dos usuários. O novo sistema operacional foi apresentado pela primeira vez em junho, repleto de novidades, e já está disponível gratuitamente no site da Microsoft.

O usuário que quiser atualizar pode consultar o app PC Health Check — disponível no site oficial do Windows 11 — para confirmar se o computador tem todos os requisitos necessários para rodar o novo sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você está por fora das novidades do Windows 11, preparamos uma lista com os principais destaques do SO. Confira:

Microsoft Store com apps Android

Graças a uma parceria da empresa com a Intel e a Amazon Appstore, a Microsoft Store agora contará com aplicativos doo Android pela primeira vez. A novidade ainda não está disponível, mas chegará em uma futura atualização do sistema.

Além disso, a interface da loja também mudou, para garantir uma experiência mais responsiva. Segundo o site oficial da Microsoft, os usuários já poderão instalar apps como Canvas, Disney+, Zoom e até mesmo a Epic Games Store hoje mesmo.

Teams integrado

Para garantir mais conectividade entre os usuários do sistema, o Windows 11 agora traz o aplicativo do Microsoft Teams com integração nativa na barra de tarefas, substituindo o antigo Skype, que perdeu mercado durante a pandemia.

Divulgação/MicrosoftDivulgação/Microsoft

O Microsoft Teams aparece na barra de tarefas do Windows 11. Para quem não curte o app, o sistema permite que o atalho seja desabilitado.

Widgets

Outra mudança da atualização são os Widgets, um feed de notícias personalizado para cada usuário na tela inicial. A função permite acompanhar notícias e previsão do tempo, além de trazer atalhos para ferramentas como o calendário do Outlook. O botão dos Widgets está localizado na barra de tarefas, mas também pode ser aberto ao deslizar o dedo da esquerda para a direita em aparelhos com display sensível ao toque.

DivulgaçãoDivulgação/Microsoft

Snap Layout

O Snap Layout foi uma das funções mais aguardadas do Windows 11 e, com ele, é possível organizar várias janelas no monitor. O objetivo, segundo a empresa, é garantir mais produtividade para as pessoas que trabalham com inúmeras abas abertas ao mesmo tempo. Basta colocar o cursor sobre o botão de maximizar e o sistema já apresenta vários modelos de disposição das páginas.

Novo visual

Com certeza uma das novidades que mais chamaram a atenção é o novo visual adotado pela Microsoft em seu novo SO. A barra de tarefas, que antes ficava à esquerda, agora está centralizada na tela inicial.

Além disso, as janelas e menus contam com bordas mais arredondas e translúcidas, e a Central de Notificações ganhou uma “limpa”.A Microsoft também deu mais atenção aos temas, que estão mais dinâmicos e vivos.

O Windows 11 está disponível para download no site oficial da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.