Clubhouse: conversas agora terão áudio espacial para imersão

1 min de leitura
Imagem de: Clubhouse: conversas agora terão áudio espacial para imersão
Imagem: Clubhouse
Avatar do autor

A plataforma de conversas de áudio Clubhouse anunciou a chegada de um novo recurso no aplicativo da rede. Trata-se do áudio espacial, uma configuração que funciona em fones de ouvido e amplia a imersão ao "espalhar" os sons pelo ambiente, em vez de fazer com que todos saiam do mesmo lugar.

No caso do Clubhouse, só quem faz parte da plateia (ou seja, é um ouvinte da sala) terá a experiência de áudio espacial. Um exemplo foi publicado na conta da companhia no Twitter.

O segredo do áudio espacial do Clubhouse está na Função de Transferência Relacionada à Cabeça (HRTF, na sigla original em inglês), a tecnologia que permite essa percepção de que você está ouvindo sons de direções diferentes, não só em um ou outro lado do fone de ouvido. A ideia é simular uma roda de conversa de verdade, em que os participantes encontram-se lado a lado.

O responsável pelo desenvolvimento é Justin Uberti, engenheiro que há poucos meses trocou a Google pela startup. O momento do lançamento é importante para a companhia: após algumas semanas de sucesso estrondoso, ela viu a taxa de downloads cair progressivamente e agora precisa estabilizar uma base de usuários.

Segundo o Clubhouse, a novidade já está disponível na mais recente atualização do aplicativo para iOS e deve chegar em breve ao Android. Desde julho deste ano, o app não exige mais convites para participar.