MySQL: o que é e como usar o sistema?

4 min de leitura
Imagem de: MySQL: o que é e como usar o sistema?
Imagem: Oracle/Reprodução

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto (RDBMS) suportado pela Oracle e baseado em linguagem de consulta estruturada (SQL). O sistema funciona em praticamente todas as plataformas, incluindo Linux, UNIX e Windows.

O sistema é um componente importante de um conjunto de ferramentas com código aberto chamada LAMP, que usa Linux como sistema operacional, Apache como servidor web, MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados relacional e PHP, Perl ou Python como linguagem de script orientada a objetos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora possa ser usado em uma ampla variedade de aplicativos, o gerenciador de banco de dados é mais frequentemente associado a aplicativos da web e à publicação online. Assim, por trás de muitos dos principais sites do mundo, a ferramenta usada é o RDBMS, assim como de inúmeros aplicativos corporativos e de consumo baseados na web, como Facebook, Twitter e YouTube.

Originalmente concebido em 1995 pela empresa sueca MySQL AB, o programa foi adquirido pela Sun Microsystems em 2008, que, por sua vez, passou para o controle da Oracle em 2010. Os desenvolvedores podem usar o software de forma gratuita, mas as empresas devem obter uma licença comercial.

Como usar o MySQL?

Com uma configuração simples e fácil de usar, a ferramenta funciona em praticamente todas as plataformas, incluindo Linux, UNIX e Windows. Ainda que seja possível instalar e utilizar o sistema por linhas de comandos, o jeito mais fácil de utilizar o software é por meio da interface gráfica MySQL Workbench, que está disponível para Windows, Linux e Mac OS.

Instalando

É necessário instalar o servidor e o cliente para rodar o sistema. (Fonte: Oracle/Reprodução)É necessário instalar o servidor e o cliente para rodar o sistema. (Fonte: Oracle/Reprodução)Fonte:  Oracle/Reprodução 

Vamos nos concentrar na instalação do gerenciador de banco de dados para Windows, e o processo é semelhante para os outros sistemas operacionais. O início envolve duas etapas:

Configurando um servidor

Depois de terminar as instalações, você precisa realizar a configuração conforme mostrado a seguir.

1. A primeira etapa é abrir o programa.

2. Na tela inicial, clique em “+” ao lado de MySQL Connections.

3. Para começar, você pode criar uma conexão para um servidor instalado localmente. Clique no botão "Configure Server Management" na janela "Setup New Connection" para verificar a configuração do servidor.

4. Uma nova janela é aberta com o nome "Configure Local Management"; então, clique no botão "Avançar" para continuar.

5. Uma janela de pop-up solicitará sua senha root para testar sua conexão com a instância do servidor mysql local. A senha é aquela que você definiu durante a instalação do software.

6. Em seguida, o assistente testará as conexões com o banco de dados. Se o teste falhar, volte e corrija os parâmetros de conexão do banco de dados. Caso contrário, se todos os testes forem bem-sucedidos, clique em "Avançar" para continuar.

7. Depois disso, um novo assistente será aberto sobre o "Local Service Management", que permite a alternância entre vários servidores do banco de dados instalado em uma máquina. Você pode ignorar isso e clicar em "Avançar" para continuar.

8. O assistente irá, então, verificar a capacidade de acessar o arquivo de configuração do servidor do sistema e testar os comandos de iniciar ou parar.

9. Em seguida, você pode revisar as configurações atuais; após revisá-las, clique em "Concluir" para a configuração do servidor final.

10. A próxima etapa é configurar uma conexão que pode ser usada para conectar ao servidor. Se você ainda não a criou, é possível usar os valores-padrão fornecidos. Clique em "Test Connection" após inserir o nome da conexão.

11. Uma nova caixa de diálogo será aberta solicitando a senha do usuário root ou selecionado. Se o seu usuário root tiver uma senha, você pode inseri-la usando o recurso "Save Password in Vault". Clique em "OK".

12. Se a senha inserida para o usuário estiver correta, uma tela com as informações de conexão será exibida, e tudo estará pronto para você começar a elaborar um banco de dados.

Primeiros passos

(Fonte: Oracle/Reprodução)(Fonte: Oracle/Reprodução)Fonte:  Oracle/Reprodução 

Após concluir a configuração do servidor, você poderá começar a usar efetivamente o sistema. Confira as seções iniciais para usar a interface gráfica do programa.

  • Editor SQL: espaço de criação e edição de consultas.
  • Painel de ajuda: permite a visualização da sintaxe e da descrição de uma determinada palavra-chave.
  • Painel de navegação: possibilita o gerenciamento das conexões ativas e também mostra os esquemas nesse servidor para uma conexão.
  • Janela de saída de histórico: oferece um resumo das consultas executadas nas seguintes formas: "Saída de ação", "Saída de texto" ou "Saída de histórico".

As funções mais importantes do programa podem ser resumidas em:

  • models, que permite a criação de um novo modelo de banco de dados, com a adição de tabelas, colunas e seus respectivos valores;
  • diagram, o qual oferece uma visualização gráfica das tabelas e possibilita a criação de relacionamento entre elas, permitindo a atualização automática de informações;
  • deploy, neste, após a conclusão do banco de dados, o comando permite iniciar o funcionamento do sistema de informação.

Agora que você tem o conhecimento inicial, está na hora de testar os conhecimentos sobre o MySQL na prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.