Galaxy Z Fold 3: desbloqueio de bootloader desativa câmeras

1 min de leitura
Imagem de:  Galaxy Z Fold 3: desbloqueio de bootloader desativa câmeras
Imagem: Divulgação/Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os novos dispositivos dobráveis da Samsung foram anunciados no começo do mês e entusiastas já descobriram o novo desincentivo da empresa para o desbloqueio do bootloader. Segundo os membros do fórum XDA, o último aviso para confirmação do processo no Galaxy Z Fold 3 informa que todas as câmeras do dispositivo serão desabilitadas.

Após ligar o smartphone desbloqueado, os aplicativos embutidos relacionados às câmeras não conseguem mais funcionar — o reconhecimento de face também é interrompido. ShiroiKuma, um dos usuários que fez a descoberta, afirma que tentou instalar aplicativos de terceiros, mas não obteve sucesso. Confira um exemplo do erro abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos usuários disse que realizou o root no celular e não sabe se poderá receber reembolsoUm dos usuários disse que realizou o root no celular e não sabe se poderá receber reembolso.Fonte:  Reprodução/ ianmacd, Xda Developers 

Além de perder a garantia no dispositivo, modificações pelo bootloader podem acionar a suíte de segurança Knox, impossibilitando o uso de certos aplicativos, como o Samsung Pay.

Alerta final do processo; os desenvolvedores ainda não realizaram testes com o Galaxy Z Flip 3Alerta final do processo; os desenvolvedores ainda não realizaram testes com o Galaxy Z Flip 3.Fonte:  Reprodução/XDA Developers 

O desbloqueio do programa de inicialização é importante caso o usuário queira instalar outro sistema operacional, ter acesso a certos recursos de administrador ou necessite ligar e formatar o dispositivo caso um problema impossibilite o uso “normal”. A gigante sul-coreana ainda não comentou o caso e não explicou se o entrave afetará outros dispositivos no futuro.

Após retravar o equipamento, as câmeras voltaram a funcionar. Segundo o XDA Developers, isso indica que o bloqueio funciona por software, então talvez seja “contornável” através do acesso ao root, que possibilita detectar e modificar os parâmetros responsáveis pelo desativamento. Porém, de acordo com o usuário Ianmacd, a ferramenta de acesso ao root Magisk ainda não permite eliminar a restrição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.