Os melhores programas para acesso remoto gratuito

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores programas para acesso remoto gratuito

O que são softwares para acesso remoto?

Um software de acesso remoto pode ser muito útil para uso pessoal e profissional. Se você precisar acessar seu computador de longe ou dar suporte a outra pessoa mexendo diretamente na máquina, o acesso remoto pode ser a solução.

Ele funciona como uma ponte entre um computador e outro compartilhando, além da tela, a capacidade de utilizar programas, visualizar arquivos, controlar as alterações e as funcionalidades, tudo isso à distância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A dúvida que surge para quem nunca teve contato com esse tipo de software é: quais são os melhores programas para acesso remoto gratuito? E na hora de escolher, o que é preciso considerar?

Por isso, o TecMundo preparou uma lista especial só com os programas gratuitos mais indicados para o seu colega de trabalho, familiar ou amigo e realizar configurações específicas ou receber ajuda remotamente.

Qual é o melhor programa de acesso remoto?

Na nossa lista, selecionamos apenas os programas para acesso remoto que são gratuitos para usar, mas com opção de assinatura paga, facilitando na hora da necessidade. Organizamos as vantagens e desvantagens de cada um, para te ajudar a escolher e ter a melhor experiência ao acessar ou permitir acesso entre computadores.

AnyDesk

O AnyDesk é um programa alemão da GmbH gratuito e fácil de usar. Para espelhar a tela de um computador em outra máquina, não há a necessidade de nenhuma configuração. Apenas informar o endereço do dispositivo que deseja acessar para liberar o acesso remoto.

os-melhores-programas-para-acesso-remoto-gratuito (Fonte: AnyDesk/Divulgação)

Uma das principais vantagens do programa é a versatilidade, já que ele roda em sistemas operacionais muito variados, desde Windows, Linux e OS X até Android, iOS e Raspberry Pi, por exemplo, e permite acessar mais de um computador ao mesmo tempo.

Ele tem uma interface simples e fácil de usar, porém, a desvantagem é que ele não possui chat, um diferencial dos concorrentes, que serve para os dois computadores se comunicarem enquanto o acesso ocorre.

KHelpDesk

O outro nome da lista é o KHelpDesk, um software gratuito que também conta com versões para dispositivos móveis para conectar-se a um computador de onde você estiver. Outra função ótima é a de acessar mais de um monitor, para casos em que o computador não é restrito a apenas uma área de trabalho.

programas-para-acesso-remoto-gratuito (Fonte: KHelpDesk/Divulgação)

Outro ponto interessante é a opção de agrupar acessos por clientes e computadores, para casos de compartilhamento entre uma equipe maior de suporte e desenvolvimento, por exemplo.

Apesar de contar com várias funcionalidades na versão gratuita, há versões premium, porém com a vantagem de poder ser testada por 30 dias e paga em reais. Um diferencial, já que a maior parte dos programas pode acabar cobrando em dólares.

TeamViewer

O TeamViewer é um dos programas de maior sucesso entre os usuários que precisam de acesso remoto para computador. Sua versão básica oferece diversas configurações ótimas e só exige um compromisso de assinatura caso haja uso profissional.

melhores-programas-para-acesso-remoto-gratuito (Fonte: TeamViewer/Divulgação)

Da mesma forma que o AnyDesk, você pode executar e acessar o outro computador por meio de um ID e senha compartilhado pelo usuário com o programa também instalado em seu PC.

O acesso é realizado através de um painel muito prático e intuitivo, sem a necessidade de configurações complexas como firewall ou roteador, por exemplo.

Enquanto outros programas costumam oferecer configurações extras para quem acessa computadores remotamente com frequência, o TeamViewer traz a maioria deles logo na sua versão normal.

Chrome Remote Desktop

Conhecido também como Área de Trabalho Remota do Google Chrome, não se trata exatamente de um programa, mas sim uma extensão muito útil, usada para controlar outro computador por meio de contas Google.

Quando instalada nos dois computadores, basta utilizar o código de acesso gerado usando o próprio navegador. Apesar de não ter todas as ferramentas dos concorrentes, pode “quebrar um galho” para quem só precisa acessar rapidamente e nada mais.

Agora é com você! A partir dessas dicas, fica mais fácil de você escolher o programa de acesso remoto que vai te acompanhar no suporte e na configuração de outro computador à distância. Você já tinha ouvido falar de algum desses aplicativos? Qual gostou mais? Compartilhe com a gente nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.