Asus atualiza placas-mãe compatíveis com o Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Asus atualiza placas-mãe compatíveis com o Windows 11
Imagem: Asus/Divulgação
Avatar do autor

Com o Windows 11 cada vez mais próximo, as fabricantes de placas-mãe se preparam para o novo sistema operacional da Microsoft. Nesta semana, a chinesa Asus começou a lançar firmwares com suporte para o futuro software.

A companhia revelou uma lista de chipsets compatíveis, incluindo processadores AMD e Intel, que receberão suporte para Windows 11. No caso, todos os modelos trazem o módulo Trusted Platform Module (TPM) 2.0.

Lista de chipset da Asus com suporte ao Windows 11.Lista de chipset da Asus com suporte ao Windows 11.Fonte:  Asus/Divulgação 

Desde o dia 3 de agosto, a Asus está disponibilizando novas versões de firmware para os chipsets listados acima. Em seu site oficial, a companhia também adicionou novos modelos de placas-mãe à lista de compatíveis com o Windows 11.

Conforme as informações, a nova BIOS vai habilitar automaticamente o TPM nos sistemas AMD ou Platform Trust Technology (PTT) no caso dos processadores Intel. Esses fatores possibilitam instalar corretamente o novo sistema operacional.

A atualização ainda não está disponível para todas as placas-mãe, pois os produtos ainda passam por testes e validação final. Para as peças que já receberam o firmware, a atualização do changelog traz a mensagem “Suporte WIN 11 instalado ou atualizado”.

Site da Asus apresenta lista com o link para download do firmware.Site da Asus apresenta lista com o link para download do firmware.Fonte:  Asus/Divulgação 

Descubra se o firmware está disponível para sua placa-mãe

O site oficial da Asus publicou uma lista completa de placas-mãe e link para download do firmware. Isso possibilita identificar se o chipset recebeu a nova BIOS compatível com o Windows 11.

A sugestão é usar o comando “Ctrl + F” na página e digitar o modelo para encontrá-lo rapidamente. No caso dos usuários do sistema AMD, é importante escolher a guia “AMD Platform” antes de realizar a busca.

Se a pessoa não souber qual é a placa-mãe do dispositivo, é possível consultar esse dado ao acessar a aba “Informações do Sistema” no Painel de Controle. Outra forma de pesquisar a referência é abrir o “Executar” (Tecla Windows + R) e digitar “msinfo32”.

Imagem: Notebook Asus Zenbook 14 UX434FAC, Intel Core i7, 8GB de RAM e SSD 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Asus Zenbook 14 UX434FAC, Intel Core i7, 8GB de RAM e SSD 256 GB

Moderno e completo, um notebook ótimo para quem utiliza programas mais pesado ou jogos.

Fontes