Os melhores programas para acesso remoto

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores programas para acesso remoto
Imagem: Polina Zimmerman/Pexels

Os softwares de acesso remoto são programas que permitem a uma pessoa se conectar a outro computador, servidor ou outra rede. Com isso, o usuário estabelece uma conexão com duas ou mais máquinas em diferentes redes e localização.

Bastante usado no meio corporativo, esses softwares também são muito úteis para usuários comuns. A seguir, conheça um pouco das aplicações desses programas e quatro opções disponíveis no Baixaki.

Softwares de acesso remoto são excelentes aliados durante viagens.Softwares de acesso remoto são excelentes aliados durante viagens.Fonte:  Andrea Piacquadio/Pexels 

Quais são as utilidades de software para acesso remoto?

Os aplicativos de acesso remoto são usados para diferentes propósitos no dia a dia. O mais comum é para receber ou oferecer suporte técnico de informática sem que o profissional tenha que visitar a casa ou o escritório do cliente.

A segunda aplicação é usar o software para acessar um computador de mesa quando a pessoa estiver em uma viagem ou longe do trabalho. Com um notebook ou dispositivo móvel, é possível controlar outra máquina de qualquer lugar do mundo.

Outra possibilidade é compartilhar e editar documentos com outras pessoas. Os programas de acesso remoto podem oferecer mais agilidade na troca de arquivos do que alternativas na nuvem, como o Google Drive e o Dropbox.

AnyDesk

Fonte:  AnyDesk/Divulgação 

Extremamente leve, o AnyDesk é um aplicativo compatível com Windows, Linux e MacOs. Além disso, ele tem versões para dispositivos móveis, como os sistemas operacionais iOS e Android.

Ao conectar dois computadores usando o software, o “visitante” acessa a máquina com respostas quase instantâneas. Visando à segurança, a plataforma permite criar códigos de permissão com diferentes níveis de acesso.

Com uma interface semelhante ao navegador Google Chrome, o AnyDesk permite ter várias guias para controlar diferentes PCs ao mesmo tempo. Além disso, as recentes versões aprimoraram a comunicação entre os usuários.

KHelpDesk

Fonte:  KHelpDesk/Divulgação 

O KHelpDesk é um software ideal para quem busca mais segurança durante o acesso remoto. O programa se destaca por usar canais criptografados de ponta a ponta sem a necessidade de VPNs.

Outros pontos chamativos são as versões do app para iOS e Android. Isso possibilita que o usuário se conecte à máquina em qualquer lugar e gerencie os arquivos com o dispositivo móvel.

Dessa forma, a plataforma é recomendada para empresas de tecnologia que prestam serviços de atendimento, oferecendo uma interface personalizada para marcas e suporte para vários clientes ou equipes.

LogMeIn Pro

Fonte:  LogMeIn Pro/Divulgação 

O LogMeIn Pro é outra opção de software que oferece total liberdade para o usuário. A ferramenta concede acesso remoto a computadores, permitindo executar programas e transferir arquivos mesmo estando longe da máquina.

Seguindo os exemplos anteriores, a plataforma também conta com versões para dispositivos móveis que possibilita controlar PCs Windows e MacOS. Outro diferencial é a opção de acesso remoto por meio do navegador.

Priorizando a segurança, o LogMeIn Pro usa conexões criptografadas com verificação de dois fatores; sendo recomendado para empreendedores e pequenas empresas, o software ainda apresenta uma interface bastante simples e intuitiva.

TeamViewer

Fonte:  TeamViewer/Divulgação 

Atendendo a diversos públicos, o TeamViewer é um dos programas de acesso remoto mais completos. Com opções gratuitas, o aplicativo está disponível para Windows, MacOS, Linux, dispositivos móveis e navegadores.

Com recursos de segurança de nível industrial, a plataforma trabalha com conexão criptografada de ponta a ponta. Além do mais, o software tem uma interface amigável e intuitiva que facilita a vida de usuários pouco íntimos com a tecnologia.

Além de oferecer o serviço de acesso remoto, o TeamViewer se tornou uma ferramenta de trabalho durante a pandemia. Por exemplo, é possível compartilhar arquivos e realizar reuniões usando recursos de áudio e vídeo.

Programas de acesso remoto podem atender públicos e objetivos variados.Programas de acesso remoto podem atender públicos e objetivos variados.Fonte:  Vanessa Garcia/Pexels 

Qual é o melhor programa para acesso remoto?

Cada aplicativo de acesso remoto tem recursos e características próprios. Com isso, cabe aos usuários analisar qual é o software que combina melhor com as suas necessidades e exigências.

Há pessoas que buscam uma solução para problemas pontuais, enquanto outras podem usar os programas como uma ferramenta diária de trabalho. Porém, o mais importante é avaliar qual deles oferece o melhor nível de segurança.

E você? Já usou algum desses softwares para acesso remoto? Conte para a gente como foi a experiência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.