Descubra como reparar fotos e vídeos corrompidos com o Repairit

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Descubra como reparar fotos e vídeos corrompidos com o Repairit
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Às vezes acontece: você grava uma sequência de vídeos e, quando vai ver, todos estão travando e o áudio está dessincronizado, o que pode ser um grande problema se você for postar stories ou mesmo vídeos de YouTube, como gameplays.

Ou até os queridos memes e tutoriais em vídeo que você baixou não abrem, e mostram aquela temida tela preta com a mensagem "Impossível reproduzir". E não para por aí: essas situações chatas podem ocorrer com fotos também! Em transferências, fotos e vídeos podem ficar corrompidos.

Entre tantas situações que nos deixam chorando em frente ao computador, por que o corrompimento dos arquivos de vídeo e foto acontece? É difícil definir uma causa, mas segue uma pequena lista: disco Rígido (ou cartão de memória) fisicamente ou logicamente danificado; queda repentina de energia; irregularidades na transferência; vírus; formatos não válidos no dispositivo etc. 

Antes, se você não tivesse cópias desses arquivos em algum HD externo ou qualquer outro dispositivo, o que dava para fazer era sentar-se, chorar e refazer todo o trabalho. Quando não era isso, você poderia procurar um software pesado e de difícil uso para tentar reparar esses arquivos. De qualquer forma, não existiam muitas opções e, na maioria das vezes, era impossível reparar suas fotos e vídeos.

Mas, agora, existe um software que faz a reparação desses arquivos que tanto fazem parte de nossa vida. O Repairit é um software da empresa chinesa Wondershare, que está no mercado desde 2003 e presente em mais de 150 países.

O Repairit permite ao usuário reparar os formatos mais usados em vídeos (MOV, MP4, M4V, M2TS, MKV, MTS, 3GP, AVI, FLV, MXF e INSV) e fotos (JPEG, JPG, CR3, CR2, NEF, NRW, RAF, DNG, ARW, GPR), o que o torna um programa extremamente acessível a todos que usam esses arquivos no dia a dia.

No início do artigo, você provavelmente se identificou com a lista de diferentes cenários que resultam em vídeos ou fotos corrompidos. Mas saiba que, com o software Repairit, não há distinção entre as situações. É tipo "pá-pum". Não importa como seu arquivo foi corrompido, o software vai reparar.

A reparação de fotos corrompidas é feita mesmo se a imagem estiver pixelada, com a saturação alta, com problemas no formato ou mesmo se houver erros na hora de exibir.

O Repairit também oferece reparação para arquivos feitos em diferentes dispositivos (celular ou câmera). Seguem alguns dos dispositivos aceitos: Canon, Nikon, GoPro, DJI, Sony, Fuji, Samsung, Panasonic, Black Magic Design, Atomos Ninja V, além de aceitar arquivos de Android e iOS.

Agora não há mais incômodo ou desespero quando você vir seus arquivos de vídeo e foto bugados! Além de ser um software novo, com as ferramentas mais atualizadas, o Repairit tem diferenciais como diversas funcionalidades inteligentes, que vão a fundo na hora de fazer a reparação dos arquivos.

Com a Inteligência Artificial, o programa é eficiente e faz uma análise profunda dos dados para fazer a reparação de vídeos e fotos da forma mais fiel possível, de acordo com o formato e os dispositivos onde os arquivos foram feitos (câmera ou celular).

Embora tenha tantas ferramentas complexas e avançadas, o Repairit foi pensado e desenvolvido para pessoas comuns. Sua interface é completamente intuitiva e amigável, então até mesmo pessoas que não são tão tecnológicas podem usá-lo de forma eficaz.

Agora você já sabe que existe uma ferramenta assim e que é possível reparar seus arquivos sem desespero ou mesmo refazer tudo. Então que tal conhecer o tutorial para salvar suas fotos e vídeos com o Repairit? Confira:

Reparar arquivos corrompidos do Cartão SD

Passo 1: adicionar o vídeo corrompido ao Repairit

Baixou e instalou o software no computador? Hora de adicionar o vídeo! Assim que o programa é iniciado, já na tela inicial você verá o botão de "Adicionar" o arquivo:

Passo 2: iniciar a reparação do vídeo corrompido

Agora que os vídeos foram adicionados e carregados, basta começar o processo de reparação.

 

Passo 3: guardar o vídeo

Depois que o processo se encerra, você pode visualizar o resultado para decidir se ele está satisfatório. E então, finalmente, você pode salvar o vídeo reparado em um lugar diferente de onde ele foi corrompido!

 

Viu? Rápido, fácil e sem complicações!

E se você quiser reparar arquivos de vídeo e foto de qualquer outro dispositivo? Veja como:

Reparar vídeos e fotos no Windows:

Assim como no passo a passo anterior, só há três etapas para você reparar seus arquivos:

Passo 1: adicionar os arquivos de foto e/ou vídeo ao programa

Note que há duas opções na parte superior esquerda: "Reparo de Vídeo" e "Reparo de Foto". Em ambos os casos, para adicionar os arquivos é preciso clicar no botão "+ Adicionar" e fazer o upload.

Você pode adicionar os arquivos dos formatos MOV, MP4, M4V, M2TS, MKV, MTS, 3GP, AVI, FLV, MXF e INSV para vídeos, e JPEG, JPG, CR3, CR2, NEF, NRW, RAF, DNG, ARW, GPR para fotos. Se precisar, é possível reparar vários arquivos de diferentes formatos.

Após carregar tudo, o Repairit inicia uma análise profunda de cada arquivo adicionado, como nome, formato, tamanho, tempo e o dispositivo onde foi feito. Tudo isso, claro, respeitando todas as normas de privacidade do usuário. 

Passo 2: iniciar o processo de reparação do arquivo

Assim que todo o processo se encerra, ou seja, depois de carregar e analisar os arquivos, chega o momento de reparar os vídeos e fotos corrompidos. Para isso, é só apertar no botão “Reparar” no canto inferior direito da tela.

Pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho de cada arquivo, mas, quando o processo se encerrar, aparecerá uma pequena janela no meio da tela informando que ele acabou e que os arquivos já podem ser salvos ou visualizados.

Se quiser visualizar o arquivo e decidir se foi um bom resultado, basta clicar em “Pré-visualizar” e pronto!

 

Passo 3: salvar tudo em um local seguro

Se todos os arquivos estiverem completos, é só apertar “Salvar Tudo”, no canto inferior direito, e você poderá salvar em qualquer lugar, desde que seja um ambiente livre de danos.

Pronto, seus arquivos estão completos e sem bugs novamente!

O Repairit está em plena atualização, então sempre haverá ferramentas novas e mais avançadas. Tudo para você não precisar chorar em frente ao computador quando aquelas fotos de viagens ou aqueles vídeos que você baixou nas plataformas de streaming estiverem corrompidos. Agora, você sabe que tem salvação.

Esse software é útil para você? Conte para nós aqui nos comentários.

Leia mais tutoriais:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.