Android Jelly Bean não terá novas atualizações da Google Play

1 min de leitura
Imagem de: Android Jelly Bean não terá novas atualizações da Google Play
Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock

O Android Jelly Bean, que vai da versão 4.1 até a 4.3 do sistema operacional móvel do Google, chegou na reta final de sua longevidade. Nesta quinta-feira (8), a equipe do Android explicou que a plataforma não receberá mais atualizações do Google Play Services.

De forma resumida, isso significa que a plataforma será deixada totalmente de lado pela marca em termos de adição de novas funcionalidades. A atualização de aplicativos nativos ou de terceiros também deve ser aos poucos deixada de lado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fim da linha

O Google Play Services é uma estrutura responsável por entregar ao aparelho novas funcionalidades a diversas versões do Android sem a necessidade de atualizações completas e, com certa frequência, é a fonte de algum erro no sistema. Além disso, ele faz a ponte entre apps e APIs específicas que precisam de certas estruturas para funcionar, como mapas e mecanismos de busca do própria Google.

Android 4.1 Jelly BeanInterface da tela inicial no Android Jelly Bean.

Além de não garantir mais esses recursos, o fim da atualização ao Google Play Servies também significa que a segurança desses dispositivos, que já não era das melhores pela falta de atualização do próprio sistema, fica ainda mais comprometida à vulnerabilidades ainda não descobertas.

E agora?

A última atualização da Google Play Services no Jelly Bean está marcada para o final de agosto de 2021 (versão 21.30.99). De acordo com a plataforma, menos de 1% dos dispositivos Android ativos no mundo usam a Jelly Bean, que foi lançada oficialmente em 2012 e passou mais um ano ganhando atualizações sob o mesmo nome.

Aos desenvolvedores, a empresa sugere a utilização de kits de desenvolvimento com o sistema operacional mínimo suportado sendo acima do Kit Kat (versão 4.4) ou múltiplas versões do programa para que o suporte seja mantido.

Para usuários, o conselho é que o modelo seja descartado por um dispositivo mais moderno.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.