IA identifica políticos distraídos com o celular durante debates

1 min de leitura
Imagem de: IA identifica políticos distraídos com o celular durante debates
Imagem: Dries Depoorter/Divulgação
Avatar do autor

Uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de medir quanto tempo os políticos passam mexendo no celular, durante as reuniões e debates oficiais do governo, promete dar o que falar na Bélgica, conforme o The Next Web. Criação do artista digital Dries Depoorter, o sistema começou a funcionar nessa segunda-feira (5).

O software, denominado “The Fleming Scrollers”, conta com um mecanismo de reconhecimento facial para analisar os vídeos das reuniões do governo belga que são transmitidas ao vivo pelo YouTube. Trabalhando em conjunto com a IA, ele é capaz de identificar as autoridades participantes e também os celulares nas mesas.

Ao monitorar as transmissões, o sistema consegue detectar quem está mexendo no smartphone, em tempo real. Além disso, o programa compara o tempo de uso do dispositivo com a duração do debate, indicando se a autoridade passou mais tempo distraída com o telefone ou prestando atenção à reunião.

É importante ressaltar que a ferramenta não possui a capacidade de saber por qual motivo o político está usando o smartphone. O aparelho pode estar sendo utilizado para anotar informações ou responder a uma mensagem urgente, por exemplo, ao mesmo tempo em que estaria servindo para algo fora do trabalho, como jogar ou verificar as redes sociais.

Alerta aos distraídos

Além de identificar os políticos que mais usam o celular durante as sessões do governo, o software divulga os vídeos nas redes sociais. As contas oficiais dos legisladores no Twitter e no Instagram são marcadas na postagem, facilitando a identificação deles (veja no tweet acima).

Junto com as gravações, a publicação traz uma mensagem curta e direta, endereçada ao político, pedindo mais comprometimento com o trabalho. “Caro distraído @xxx, por favor mantenha-se focado”, diz o texto, em tradução livre.

Como a ferramenta acabou de ser lançada, ainda não foi possível verificar se ela conseguirá reduzir o número de políticos distraídos com o celular nas sessões do parlamento da Bélgica.

IA identifica políticos distraídos com o celular durante debates