App para iPhone deixa usuário navegar no clássico iOS 4, de 2010

1 min de leitura
Imagem de: App para iPhone deixa usuário navegar no clássico iOS 4, de 2010
Imagem: Jonas Vandermeiren (Unsplash)/Reprodução

Você faz parte do grupo de nostálgicos da tecnologia, daquele tipo que sente um "quentinho no coração" quando vê um computador com monitor de tubo ou quando lembra do saudoso MSN? Se a sua resposta foi sim, essa novidade é para você.

Um desenvolvedor de apenas 18 anos, que era uma criança quando o sistema operacional foi lançado,  criou um aplicativo que recria toda a interface de um iOS 4, disponível no iPhone 3G, por exemplo. Com o app OldOS, o usuário pode relembrar sua experiência e usar o celular como se estivesse em 2010. Os aplicativos continuam os mesmos, com as notas em formato de post-its, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O usuário pode até navegar pela internet usando a antiga aparência do Safari. Caso queira baixar um aplicativo na App Store, o usuário é redirecionado para a loja moderna.

Funcional e de código aberto

Zane, responsável pelo app, conta que a ferramenta ainda conta com alguns bugs. O iMessage e o YouTube não funcionam corretamente, mas já estão sendo corrigidos. Vale lembrar que um aplicativo semelhante já foi lançado antes. O Rewound chegou em 2019, mas a Apple retirou a ferramenta do ar, alegando que violava as regras da App Store.

App simula iOS 4Aplicativo OldOS recria interface, de forma funcional, do iOS 4.

O OldOS está disponível no TestFlight da Apple. Já o código-fonte — para os interessados poderem utilizar, modificar ou guardar — do projeto foi disponibilizado por Zane no GitHub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.