Android 12 ganha novos recursos para pessoas com deficiência; confira

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 ganha novos recursos para pessoas com deficiência; confira
Imagem: Google/Reprodução

O Google divulgou nesta quarta-feira (19) os novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência do Android 12. As informações foram reveladas durante o evento Google I/O, que acaba amanhã (20). Segundo a empresa, todas as mudanças foram pensadas conforme as opiniões e sugestões dos usuários.

Novos recursos

A ferramenta chamada TalkBack permite que os usuários controlem o celular sem a necessidade de olhar para o dispositivo. Isso porque o novo leitor de tela entende novos movimentos. Assim, uma pessoa com deficiência visual não precisa acessar vários menus e abas da interface para simplesmente pausar uma música, por exemplo. Basta um toque duplo na tela. Além disso, o novo sistema agora oferece dois novos idiomas para teclado braile, espanhol e árabe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa também apresentou uma nova lupa "em janela". O recurso permitirá que o usuário amplie apenas uma parte da tela, ao invés da imagem toda, como ocorre atualmente.

Para tornar o áudio mais acessível para surdos e deficientes auditivos, a empresa melhorou os recursos de transcrição instantânea e as notificações de som. Com a atualização, os usuários serão alertados caso o celular detecte sons críticos, como um alerta de incêndio, por exemplo.

Além disso, também foi adicionado um recurso em que o usuário poderá adicionar sons específicos, como a campainha de sua casa. Assim, ele será avisado por meio de notificações push, luz intermitente ou vibração do smartphone.

Outra nova funcionalidade do sistema é o Amplificador de Som. Com ele, o usuário poderá ouvir conversas ao vivo, diminuir o ruído do ambiente e aumentar a voz da outra pessoa. O recurso pode ser utilizado com fones de ouvido via Bluetooth.  Por fim, a empresa também tornou o atalho para acessar a aba de acessibilidade mais simples. Agora, basta clicar no botão com o símbolo de "mais" (+) no canto da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.