WhatsApp: o que vai acontecer com quem não aceitar novos termos?

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: o que vai acontecer com quem não aceitar novos termos?
Imagem: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (7), o jornal indiano Press Trust of India divulgou em seu Twitter a notícia de que o WhatsApp decidiu cancelar o prazo final de 15 de maio para os usuários aceitarem os novos termos de privacidade. A empresa de Mark Zuckerberg confirmou a informação e assegurou que as contas que não concordarem com a mudança não serão mais excluídas.

Em nota ao TecMundo, um porta-voz do mensageiro afirmou que os lembretes continuarão sendo enviados. "O WhatsApp passou os últimos meses fornecendo mais informações sobre essa atualização para todos os usuários ao redor do mundo. Neste período, a maioria das pessoas que já foi notificada aceitou a atualização e o WhatsApp continua crescendo. Porém, aqueles que ainda não tiveram a chance de aceitar a atualização não terão suas contas apagadas ou perderão a funcionalidade no dia 15 de maio. A empresa continuará enviando lembretes para estes usuários dentro do WhatsApp nas próximas semanas."

Mas, afinal, o que vai acontecer com as contas a partir do dia 15/05? Segundo a Central de Ajuda do WhatsApp, o usuário que não aceitar os novos termos terá uma versão limitada do aplicativo:

  • Não será possível acessar a lista de conversas
  • As pessoas que têm as notificações do app habilitadas ainda poderão ler ou responder uma mensagem por meio delas
  • Atender chamadas de vídeo e de voz também será permitido

whatsappA empresa explica o futuro dos usuários que não aceitarem os novos termos até o dia 15 (Reprodução/WhatsApp)

No entanto, a empresa ressalta que após algumas semanas com o aplicativo no modo limitado, o WhatsApp deve parar de enviar mensagens, notificações, ou chamadas para o smartphone. Assim, o usuário só poderá voltar a ter o mensageiro funcionando normalmente quando aceitar os novos termos de privacidade.

Contas inativas

Se mesmo com as mensagens limitadas o usuário não autorizar a nova política, a conta será considerada inativa e excluída após 120 dias a partir do último acesso. O conteúdo armazenado no app, porém, permanecerá salvo no dispositivo até que o WhatsApp seja excluído do smartphone. Para ativar uma conta, basta conectar o celular em uma rede com internet e acessar o aplicativo.

Caso você decida excluir o app, é possível exportar seu histórico de conversas tanto no sistema Android quanto no iOS, e baixar um relatório da sua conta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.