NVIDIA lança atualização de segurança para drivers de GPU com bugs

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA lança atualização de segurança para drivers de GPU com bugs
Imagem: Wallpaper Cave

A NVIDIA divulgou na segunda-feira (26) uma notícia preocupante para todos os gamers que utilizam GPUs da empresa: foram detectados vários problemas de segurança em seus drivers de placas de vídeo, que podem vulnerabilizar os usuários a ataques de escalonamento de privilégios em cima desses bugs, execução arbitrária de código, negação do serviço (DoS) e até divulgação de informações pessoais.

De acordo com o site ThreadPost, que divulgou o alerta, há cinco principais bugs de segurança de driver, alguns deles com a pontuação mais alta, no Common Vulnerability Scoring System (CVSS), padrão utilizado para qualificar e quantificar o grau de vulnerabilidades presentes em sistemas, com o objetivo de priorizá-las.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: NVIDIA/ReproduçãoFonte: NVIDIA/ReproduçãoFonte:  NVIDIA 

Como se proteger dos bugs nos drivers da NVIDIA?

O mais perigoso entre os cinco bugs de segurança reconhecidos pela NIDIA foi rastreado como CVE-2021-1074, que obteve o grau 7,5 em uma escala de vulnerabilidade que vai até 10. Localizado no instalador dos drivers de vídeo, ele facilita a instalação de arquivos maliciosos que podem levar a execução de código, escalonamento de privilégios, DoS e vazamento de informações.

Outro bug de alta severidade é o CVE-2021-1075, com pontuação 7,3 no CVSS, que pode levar aos mesmos riscos do 1074. Já os demais bugs com códigos de final 1076 a 1078 são de gravidade média, e podem levar a roubo de informações, corrupção de dados e travamento do PC.

Como a NVIDIA detectou também oito vulnerabilidades em seu software de CPU virtual (vGPU), ela foi "rápida no gatilho" e lançou atualizações de driver, recomendando a todos os usuários que as instalem imediatamente, seja através do app GeForce Experience (disponível aqui), ou diretamente na página de downloads de drivers da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.