Google libera Chrome 90; conheça as novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google libera Chrome 90; conheça as novidades
Imagem: Pexels

A Google anunciou nesta quarta-feira (14) a liberação da versão Chrome 90 para o público que usa o app estável. A notícia surge após um curto período de testes em que a gigante das buscas prometeu acelerar o lançamento da atualização.

Segundo comunicado da empresa, a versão traz uma série de melhorias em segundo plano para tornar o navegador mais rápido e seguro. A atualização, por exemplo, conta com codec AV1 otimizado para chamadas de vídeo. Agora, plataformas como Google Meet, ZoomMicrosoft Teams poderão funcionar com menor uso de banda, com velocidade mínima de 30 kbps.

O Chrome também deve melhorar os efeitos de sombras e luzes, proporcionando cenas mais realistas aos usuários que utilizam recursos de Realidade Aumentada. O navegador ainda tem uma API para leitura de profundidade para permitir interações mais aprimoradas com objetos virtuais. Confira a prévia de um objeto renderizado na nova versão:

ARReprodução/Android Police

Também foram adicionadas melhorias de CSS e ajustes na exibição de páginas. Ao abrir um link que contém muitas imagens, é comum que elas demorem para exibir. Quando carregadas, o texto começa a "descer", devido ao espaço tomado pelas fotos. Para evitar o problema, o navegador vai "reservar" o espaço dos arquivos, evitando que o usuário interrompa sua leitura.

Além disso, a Google ressalta que estão sendo testados recursos para inserir legendas, transcrições e desfoque de vídeos transmitidos em tempo real. As funções, no entanto, só devem ficar estáveis na versão Chorme 92.

Atualmente, o Chrome 90 está sendo distribuído de forma gradual aos usuários, mas você pode instalar a versão no site APK Mirror.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.