Mapeia: crie rotas com cálculos de pedágio e combustível

1 min de leitura
Imagem de: Mapeia: crie rotas com cálculos de pedágio e combustível
Avatar do autor

O Mapeia é um portal que permite fazer os cálculos de uma viagem somando o quanto será gasto de combustível e pedágios. Pela rota informada no site, ele faz o somatório das tarifas dos pedágios no percurso, com o valor indicado do combustível de seu carro junto a quanto seu veículo faz de quilômetros por litro. Com isso, é possível preparar o bolso e não ter imprevistos financeiros.

Apesar de o site não realizar a navegação em tempo real, como fazem aplicativos como Waze e Google Maps, ele também traz o tempo estimado da viagem e a distância baseada na rota principal. Hoje o TecMundo ensina a usar a ferramenta gratuita e se programar para a próxima aventura. Confira:

Como fazer o cálculo da sua viagem

O primeiro passo é acessar o site oficial do Mapeia. Em seguida, é preciso preencher o ponto de partida e o destino. Vale ressaltar que é essencial utilizar as opções do site para que o cálculo funcione, não sendo necessário colocar o endereço exato, apenas a rua de origem e destino.

No site do Mapeia, é preciso selecionar um dos endereços correspondentes no sistema para que a rota seja calculadaNo site do Mapeia, é preciso selecionar um dos endereços correspondentes no sistema para que a rota seja calculada.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

O próximo passo é colocar o preço do combustível. É importante lembrar que, caso a sua viagem passe por muitas cidades, esse valor pode variar.

Por fim, preencha quantos quilômetros seu carro faz por litro, aperte o botão "Mapear" e espere o site carregar a rota e o custo total da viagem.

É preciso dizer o preço do combustível e quanto o seu carro faz por litroÉ preciso dizer o preço do combustível e quanto o seu carro faz por litroFonte:  Diego Borges / Reprodução 

Caso seu percurso passe por diversos pedágios, é possível visualizar o preço de cada um deles. Para isso, basta posicionar a seta do mouse em cima do ponto destacado no mapa.

Para saber o preço de um determinado pedágio, basta posicionar o mouse em cima dele e o valor surgirá na telaPara saber o preço de um determinado pedágio, basta posicionar o mouse em cima dele e o valor surgirá na tela.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Lembrando que, para traçar uma rota, também há outros sites e aplicativos, como o Google Maps, que permite até mesmo visualizar as estradas de forma 3D com o seu Modo Satélite.

Mapeia: crie rotas com cálculos de pedágio e combustível